Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Cultura

Viva a Magia do São João de Arcoverde: Uma Festa de Tradição, Música e Cultura Nordestina

O período de festa gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos durante o mês de junho

Postado em 28/04/2023 2023 15:26 , Cultura. Atualizado em 28/04/2023 15:56

Jornalista ,

A Prefeitura de Arcoverde, através do seu Comitê Gestor de Eventos – CGE, realizou coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira, 26 de abril, para o lançamento oficial da programação do São João 2023 na cidade.

“Em 2022 tivemos um grande São João e em 2023, temos uma perspectiva muito maior, contando com os Carraspaneiros do município, que são mais de 60 produtores e a gente fica muito feliz em estar junto com vocês”, afirmou o gestor municipal, fazendo menção ao tema do ciclo para este ano: ‘Na melhor festa de São João, a Carraspana é patrimônio cultural do Portal do Sertão’. Os anúncios do lançamento foram encerrados com as apresentações de Nanara Bello e do Coco Raízes de Arcoverde.

Os festejos terão início com a tradicional homenagem a Santo Antônio, no Povoado de Ipojuca, onde entre os dias 03 e 13 de junho estarão se apresentando atrações locais e regionais.

Já entre os dias 16 e 28 de junho, acontece na sede do município a programação prestando uma justa homenagem aos Carraspaneiros de Arcoverde e as suas Carraspanas que, mais que apenas um produto artesanal típico do município, também se constitui em um grande atrativo turístico local, especialmente para apreciadores.

A tradição do ciclo junino só terá encerramento no final do mês de julho, nos dias 28 e 29, com a Festa do Agricultor de Caraíbas, que rende homenagens à Sant’Ana, mãe de Maria, avó de Jesus e madrinha da Agricultura.

De acordo com a organização dos festejos, a expectativa para este ano é repetir o sucesso do grande público que comparece à cidade e fortalece a economia local, onde 100% dos mais de 1.300 leitos da rede hoteleira, distribuídos em 17 hotéis e pousadas, ficam lotados por visitantes, turistas e excursionistas, assim como os imóveis cadastrados pelo município para aluguéis temporários também são totalmente ocupados.

O período de festa gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos durante o mês de junho e aproximadamente 60 milhões de reais circulam na cidade, através do alto volume de movimentação no comércio de bens, serviços e infraestrutura de apoio ao turismo.

Durante o evento, mais de 800 mil pessoas, entre nativos, turistas, excursionistas e visitantes, circulam pelos mais de 10 polos e pontos de animação estrategicamente espalhados pela cidade, durante os 13 dias da festa, que disponibiliza uma infraestrutura de palcos, sons, imagens e efeitos especiais, moderna e de um belo visual, inclusive, com espaço de acessibilidade garantido.

Outra novidade do ciclo neste ano será o Aplicativo Visite Arcoverde, que evidenciará os atrativos de Hotelaria, Gastronomia, Restaurantes, Bares, Serviço de Apoio, entre outras utilidades turísticas, que integram uma das prioridades do Plano de Governo da Gestão do Prefeito Wellington. O aplicativo ficará disponível no Instagram Oficial do São João 2023 de Arcoverde (@saojoaodearcoverdepe).

Além da música, o São João de Arcoverde também valoriza a cultura nordestina, especialmente através das apresentações de quadrilhas juninas. Essas apresentações coreografadas, com figurinos coloridos e tradicionais, contam histórias temáticas e encantam os espectadores com suas danças sincronizadas e animadas.

Outro destaque do São João de Arcoverde é a gastronomia. Durante a festa, é possível encontrar uma grande variedade de comidas típicas juninas, como milho cozido, canjica, pamonha, bolo de milho, pé de moleque, além de pratos à base de carne de sol, queijo coalho e outras delícias regionais.

O São João de Arcoverde é uma celebração marcada pelo calor humano, alegria e tradição, proporcionando uma experiência única para os visitantes. A festa oferece um ambiente acolhedor e festivo, onde as pessoas podem dançar, se divertir e vivenciar a cultura nordestina de maneira intensa.

É importante ressaltar que os detalhes específicos do São João de Arcoverde podem variar de ano para ano, portanto, é recomendável verificar a programação atualizada e os eventos específicos antes de planejar sua visita.

Confira abaixo a programação:

SEXTA – 16/06
ABERTURA COM APRESENTAÇÃO DA JUNINA PORTAL DO SERTÃO
Coco Trupé de Arcoverde
João Gomes
Nanara Bello

SÁBADO – 17/06
Forró de Candeeiro
Léo Magalhães
Priscila Senna

DOMINGO – 18/06
Mulheres Sertanejas
Elba Ramalho
Zé Vaqueiro
Avine Vinny

SEGUNDA – 19/06
Festival da Fé

TERÇA – 20/06
Joyce Cardoso
Vitor Fernandes
Mari Fernandez

QUARTA – 21/06
Coco das Irmãs Lopes
Grandão Vaqueiro
Raphaela Santos

QUINTA – 22/06
Coco Raizes de Arcoverde
Lipe Lucena

Luan Santana

SEXTA – 23/06
George Silva
Assisão
Fabinho Testado
Toca do Vale

SÁBADO – 24/06
Ciro Santos
Academia da Berlinda
Edy  & Nathan
Deb Lima

DOMINGO – 25/06
Ycaro & Vitório
Bizay
Felipe Amorim

SEGUNDA – 26/06
FESTIVAL DE QUADRILHA

TERÇA – 27/06
Super Oara
Wallas Arrais
Tarcício do Acordeon

QUARTA – 28/06
Carlos & Fábio
Nattan
Calcinha Preta

 

Foto reprodução