Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 03 de março de 2024

Economia

Os 5 maiores desafios do empreendedorismo

Empreendedores enfrentam vários desafios durante a sua trajetória, porém alguns fazem parte de qualquer negócio

Postado em 03/07/2023 2023 15:16 , Economia. Atualizado em 03/07/2023 17:32

 

Como já diz o ditado: “a grama do vizinho sempre parece mais verde”, nunca foi nenhum segredo: toda pessoa que empreende, seja de grande ou pequena empresa, enfrenta intermináveis desafios em seus negócios quase que diariamente. E, se você acha que por liderarem seus próprios negócios elas conseguem parar e desfrutar do seu tempo, o cenário não é bem assim.

Quando parece que as coisas começam a caminhar, uma pessoa estratégica da equipe pede desligamento da empresa. Quando ajusta o departamento de Recursos humanos surge uma crise financeira… Quando o dinheiro já não é a maior dor, é regulada uma nova legislação que impacta fortemente todo o setor em que o negócio atua. E, assim é a montanha russa no mundo dos negócios, e são tantos os problemas que os empreendedores acabam gastando parte considerável do seu tempo tentando apagar incêndios e, por falta de foco, acabam não dedicando tempo e atenção necessários para olhar estrategicamente, e assim resolver seus maiores desafios. 

Quero aqui compartilhar parte dos desafios comuns a maioria dos empresários, de acordo com vários estudos.

Nesses anos à frente da empresa e em contato com vários empreendedores posso afirmar que existem desafios em diversas áreas. Entretanto, independentemente do perfil de quem empreende, do porte da empresa, da situação financeira do negócio, algumas áreas costumam ser o calo da maioria. 

O que de certa maneira traz um certo alívio, porque uma dor compartilhada pode ser oportunidade de troca de conhecimento. Em vários momentos recorri às pessoas que vivem ou já viveram situações semelhantes, e assim obter direcionamento para alguma tomada de decisão. 

Saber que mais empreendedores sofrem com os mesmos desafios pode estimular a troca de boas práticas. Por esse motivo, é importante que as empresas participem de entidades de classes, é uma excelente rede de apoio ao empreendedorismo.

Veja as maiores áreas desafiantes ao empreendedor:

  1. Gestão de pessoas

Pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. 

Frente aos desafios Gestão de pessoas assume o topo. 

Independente do tempo de empresa, mesmo os negócios que crescem continuamente enfrentam desafios na hora de liderar seus times e talentos.

O desenvolvimento dos colaboradores é uma área de grande importância para o sucesso da empresa e mais um desafio da gestão de pessoas.

O dinamismo da economia e do mercado exigem dos trabalhadores uma postura igualmente dinâmica e eficiente e, para que possam dar conta das demandas surgidas cotidianamente, é necessário que estejam capacitados para tanto, por meio de cursos e treinamentos específicos.

A formação de lideranças é ponto fundamental de qualquer negócio. Sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba andando em círculos. 

  1. Gestão financeira

Se falar em finanças já é complicado, em tempo de recessão econômica fazer a gestão financeira da empresa se torna um desafio ainda maior aos empreendedores. 

Um fator importante que nos faz ver a influência da crise nesse indicador, está no fato de que, de maneira quase generalizada, os empreendedores estão assustados com os custos da empresa, pois estão aumentando acima da receita, um sinal da pressão da inflação dos últimos tempos.

  1. Legislações e Burocracia 

Empreender é desafiante… e no Brasil um pouco mais.

Quem deseja empreender no Brasil deve estar preparado para enfrentar vários desafios, como a alta carga tributária, o excesso de burocracias e o difícil acesso ao crédito no país.

Por mais que abrir um CNPJ seja um processo simples, não podemos dizer o mesmo das burocracias que o empreendedor irá enfrentar ao longo da jornada de expandir seu negócio. Então, se prepare para preencher muitos formulários e entregar várias documentações e licenças exigidas para manter seu empreendimento em atividade.

A burocracia perturba o dia a dia dos empreendedores. Algumas leis quando mudam, alteram radicalmente o negócio, fazendo com que em algumas situações se torne inviável a adequação, obrigando o empreendedor tomar decisões brusca, como mudar de ramo ou até mesmo tirar algum produto de circulação.

4. Concorrência desleal

Na contramão do quesito acima, infelizmente a informalidade é um grande desafio aos empreendedores que buscam atuar de maneira ética no mercado.

A concorrência desleal é a competição desleal dentro da livre concorrência, ou seja, mediante ações fraudulentas e desonestas o concorrente acaba influenciando o cliente de modo a se destacar em detrimento de outrem.

As empresas desleais atrapalham o crescimento de empresas que operam de forma legal no país, podendo até impedir o surgimento de novos negócios com soluções disruptivas.

  1. Vendas e Marketing

Por fim, não menos importante outro principal desafio do empreendedor é reter e conquistar novos clientes, os setores de Marketing e Vendas são as responsáveis por isto.

É necessário profissionais competentes que entendam o “negócio” e possa comunicar aos clientes a essência da empresa, nutrindo quem já é consumidor, e atraindo novos.

Conclusão

Empreender é um desafio enorme, quem sonha em empreender deve buscar recursos para lidar e superar os obstáculos, e assim conquistar o seu espaço no mercado. 

 

Tikinha Albuquerque