Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Saúde

Saiba como cuidar da visão do seu pet

A perda da boa visão pode mudar a qualidade de vida dos animais. Por isso, é importante levar seu pet para se consultar periodicamente com um veterinário especialista na saúde dos olhos.

Postado em 07/08/2023 2023 10:18 , Saúde. Atualizado em 07/08/2023 20:11

Colunista

 

 

Antes de começar o assunto propriamente dito, precisamos entender que existe uma especialidade, dentre várias outras, na medicina veterinária que é a oftalmologia veterinária.

Ela é praticada por veterinários que se dedicam a estudar a saúde ocular, tratamento e prevenção de doenças. Eles cuidam tanto do globo ocular como de anexos oftálmicos e da conjuntiva.

As doenças oftálmicas podem se manifestar em qualquer período da vida de cães e gatos, mas também de qualquer espécie animal. Essas  manifestações podem ser de diversas formas e os sinais clínicos mais comuns incluem: lacrimejamento excessivo, olho vermelho, olho seco, olhos constantemente fechados, coceira, onde o animal sempre está passando a patinha no rosto ou passando os olhos em camas, sofás, paredes. Também, pode apresentar uma sensibilidade à luz, falta de pêlos ao redor dos olhos, alteração na cor ou manchas nos olhos.

A perda da boa visão pode mudar a qualidade de vida dos animais. Por isso, é importante levar seu pet para se consultar periodicamente com um veterinário especialista na saúde dos olhos.

Divulgação

Precisamos lembrar que doenças oftálmicas também causam dor e algumas vezes resultam em procedimento cirúrgico. Muitas vezes o tratamento é simples, apenas com medicações como colírios e pomadas o paciente felino ou canino fica bem. Outras vezes pode ser de fato cirúrgico ou se tornar cirúrgico por ter demorado muito a levar para o devido atendimento.

Desta maneira, não existe em levar para atendimento especializado quanto antes, caso seu filho de quatro patas, esteja com algum incômodo nos olhinhos.

 

 

 

 

Esp. MSc. MARCELA OLIVEIRA SAMPAIO 

CRMV PE – 4314 

GRADUAÇÃO – UFRPE 

MESTRADO – UFRPE 

PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRURGIA DE CÃES E GATOS – EQUALIS 

PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE FELINOS – QUALITTAS