Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Cidades

Castramóvel irá circular por bairros de Petrolina durante as comemorações de aniversário da cidade 

Os veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão na Escola Municipal Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar, a partir da próxima segunda-feira (11), para fazer o cadastro de gatos e cachorros machos, de até 5 anos sem raça definida, para castração. A triagem será realizada até terça-feira (12), incluindo animais com responsáveis e em situação de rua.

Postado em 07/09/2023 2023 12:07 , Cidades, Saúde. Atualizado em 07/09/2023 12:07

Divulgação

No Dom Avelar, a triagem acontece na segunda-feira das 9h às 12h e na terça das 15h às 17h. De quarta (13) até a sexta-feira (15) o Castramóvel estará no bairro realizando as cirurgias dos animais. O processo de cadastramento seguirá em uma nova etapa no bairro Dom Avelar, no dia 18, das 15h às 17h, e a *cirurgias serão feitas nos dias 19 e 20.  

Outro bairro contemplado será o Santa Luzia. A ação vai ocorrer dentro durante a realização do Bora Petrolina. A triagem será feita no dia 25, das 15h às 17h, e dia 26, das 9h às 12h. Durante esse processo, é avaliado o quadro clínico dos bichos, para conferir se eles têm condições cirúrgicas, também são repassados os exames que devem ser realizados, medicamentos para o pós-cirúrgico e informações sobre os cuidados que devem ser mantidos durante a recuperação. Já os animais sem tutores, vão passar por recuperação no CCZ e logo em seguida ficarão disponíveis para serem adotados.   

Para o diretor-presidente da Agência Municipal da Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, a atenção com a causa animal tem sido prioridade da gestão. “No aniversário da cidade não poderei ser diferente, e assim como estamos indo todo mês atender a zona urbana e rural, seguiremos o cronograma deste mês com o Castramóvel. Já a partir de segunda iniciaremos o cadastro e castração dos animais do bairro Dom Avelar. O nosso trabalho é intenso e conta com a atenção do prefeito Simão Durando, que tem uma visão voltada a causa animal e também a saúde coletiva “, destacou.  

Fonte Assessora de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses