Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de junho de 2024

Economia

Pernambuco sedia o maior evento de assistência social do Brasil, com foco no novo Bolsa Família

Encontro contará com a presença do Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para discutir programas sociais e como reconstruir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Postado em 24/10/2023 2023 11:30 , Economia. Atualizado em 24/10/2023 16:34

 

O 23º Encontro Nacional do CONGEMAS abordará a reformulação do Bolsa Família, ações para combater a fome e a pobreza no Brasil e a proteção social aos refugiados. O evento reunirá gestores e técnicos de Secretarias de Assistência Social de todo o país no Centro de Convenções de Olinda, Pernambuco, entre os dias 24 e 26 de outubro.

As/os profissionais das cinco regiões do Brasil, de 5.570 municípios, terão a oportunidade de debater com as/os representantes do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) as estratégias e metas do Plano Brasil sem Miséria, a política de cuidados para a população mais vulnerável do Brasil. E tudo isso com o objetivo de traçar as diretrizes para construção de uma política nacional de cuidado com a população brasileira. O ministro Wellington Dias participará do evento, que tem como Tema Geral: “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”. ]

Durante os três dias, serão realizados onze painéis temáticos, cinco conferências simultâneas e ainda onze oficinas de capacitação. Entre as discussões, está a retomada do financiamento para garantir a sustentabilidade na oferta de serviços em todo o Brasil; o Beneficio de Prestação Continuada: o papel do INSS e do SUAS na garantia do direito. E um dos temas mais aguardados e que tem impacto em milhões de pessoas por todo o Brasil é o que está presente no Painel “Direito à renda, atuação Intersetorial e o novo Bolsa Família”.

Em relação ao Novo Bolsa Família, já ficou determinado desde março pelo Governo Federal que todas as famílias devem receber o mínimo de R$ 600. Todas as crianças da família com idade entre 0 e 6 anos receberão um adicional de R$ 150. Mas ainda há mudanças que devem começar a valer em 2024. No Encontro do Congemas, as novidades serão repassadas aos secretários dos municípios. Dados da Unicef revelam que a pobreza na infância diminuiu, mas o analfabetismo entre crianças de 7 anos dobrou entre 2019 e 2022. Houve avanços, mas ainda há muito o que fazer: 36% das crianças do Brasil ainda vivem em pobreza monetária. 37% não têm acesso a banheiros e rede de esgoto. E 5,4% não têm sequer acesso à agua potável.

 


 


As/os gestoras/es também pretendem, ao longo do evento, tratar sobre os desafios para superação da fome, da pobreza como também preparar as/os participantes para que os serviços ofertados à população sejam mais qualificados e possam avançar na perspectiva da garantia de proteção social. Ao final dos três dias, a ideia da organização é – como diz o lema do Encontro – “Ampliar a proteção social e fortalecer a democracia, por um Brasil humanamente diverso e socialmente justo”. Mais de 2500 pessoas são aguardadas. Para participar, as inscrições devem ser feitas no site www.congemas.org.br

SERVIÇO

23º Encontro Nacional do CONGEMAS

24 a 26 de outubro de 2023

Centro de Convenções de Pernambuco

Contato Assessoria Level 21: (81) 99724.6912 | (81) 98956.0737 | (83)99317.0237

Atc.,
Thiago César Melo
(81) 99724.6912