Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de fevereiro de 2024

Cultura

Mostra Literatura em Movimento percorre Recife e Garanhuns

Dedicada à presença da literatura na vida cotidiana, ação do Sesc Pernambuco traz agenda cultural gratuita, com slams, saraus, shows e mais

Postado em 29/11/2023 2023 11:25 , Cultura. Atualizado em 29/11/2023 11:25

Fotos: Karina Buhr por Renato Parada

A literatura vibra na vida cotidiana de várias formas, e é para celebrar as riquezas das oralidades nos territórios urbanos que o Sesc Pernambuco realiza a mostra itinerante “Literatura em Movimento”, com programação gratuita no Recife e em Garanhuns.
A programação no Recife começa na quarta-feira (29/11), com a ação “Um Escritor na Minha Escola”, que levará Inaldete Pinheiro e Odailta Alves para um bate-papo com alunos da Escola Sesc Santo Amaro e da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto. Seguindo a proposta itinerante, o “Sarau de prato cheio”, levará a poesia de Clécio Rimas para o restaurante da unidade, às 12h, e para a Praça do Sebo, no centro do Recife, às 16h.

A noite de aberturas ficará marcada pelo show musical de Karina Buhr e pelo lançamento da Revista Palavra (Sesc), no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), a partir das 18h30, e dia 30/11, no teatro do Centro Cultural Sesc Garanhuns, a partir das 19h30, ambos com entrada social, mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Em um bate-papo mediado por Eron Villar, estarão presentes ainda na noite de quarta, no Teatro Marco Camarotti, os Feirantes de Quadrinhos, com Ô Josué; João Lin e Christiano Mascaro, para falar sobre a Ragu; e Márcio Bastos, autor de Pernalonga: uma sinfonia inacabada; e Karina Buhr, com o seu livro Mainá.

“Ocupar os espaços urbanos com uma mostra literária é reconhecer que a literatura se manifesta de diferentes formas e se realiza a partir de vivências distintas, seja a partir da escrita ou da oralidade, como é o caso da poesia falada e das batalhas de rima. Este evento vem para celebrar a palavra que se movimenta nas periferias, no interior do estado e nos centros urbanos.”, detalha Rudimar Constâncio, Gerente de Cultura do Sesc em Pernambuco.

A programação segue até 2/12, com atividades gratuitas e abertas para todos, incluindo uma homenagem ao falecido poeta Miró da Muribeca, além de saraus, duelos de rimas, batalhas de slam, contações de histórias, performances poéticas, mesas de diálogo, afoxé e muito mais, em parceria com a Quinta Nagô, movimentando o Pátio de São Pedro, área central do Recife.  A programação completa pode ser conferida no site do Sesc (www.sescpe.org.br).

“Temos uma produção muita rica que ainda carece de espaços e visibilidade, por isso estamos construindo novos caminhos e articulações. Faço parte desse cenário e pra mim é muito importante ter o show do Aquenda nessa programação, porque nesse trabalho faço uma provocação estética de integração e expansão de linguagem, através de noções de ritmo, dentro do eixo da oralidade, e quero levar isso à público como um trabalho que tem a literatura como base, princípio e essência”, declara Luna Vitrolira, artista pernambucana que se apresentará no último dia da Mostra no Sesc Santo Amaro (2/12).

Serviço

Mostra Literatura em Movimento

Quando: de 29 de novembro a 2 de dezembro

Programação Recife

29/11

Lançamento de livros e show “Eu menti para Você” de Karina Buhr
Local: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro
Horário: 18h30 (lançamentos); 20h (show)
Entrada: 1kg de alimento não perecível

30/11

Quinta Nagô – Odailta Alves, Inaldete Pinheiro, Bell Puã, Balé Nagô Ajô, Afoxé Oyá Alaxé, Sarau da Mala Preta, Coral Amadê Korin Nagô
Local: Pátio de São Pedro
Horário: a partir das 18h

01/12

Coletivo Vozes, Duelo de rimas, recital de David Biriguy, show de Jéssica Caitano
Local: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro)
Horário: a partir das 16h

02/12

Bate-papo (Ezter Liu e Joana Terra), Sarau da Boa Vista (Viva Miró), Slam das Minas, Luna Vitrolira, Clécio Rimas
Local: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro)
Horário: a partir das 15h

Programação Garanhuns

30/11

Lançamento de livros e show “Eu menti para Você” de Karina Buhr
Local: Cine Jardim – Centro Cultural Sesc Garanhuns
Horário: 19h30
Entrada: 1kg de alimento não perecível

01/12

Contação de histórias com Gláucio Ramos, show de César Monteiro e Recital PoÉtnico
Local: Parque Ruber Van Der Linder (Pau Pombo)
Horário: a partir das 14h
Sonora Brasil – Afoxé Filhos de Zazé
Local: Teatro Centro Cultural Sesc Garanhuns
Horário: 20h
Entrada: gratuita

02/12

Discotecagem, batalha de rimas e show
Local: Parque Euclides Dourado
Horário: 14h