Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Economia

Agrinordeste dá início hoje, oferecendo uma diversidade culinária incrível, capacitações gratuitas e atrações com animais imperdíveis

A edição marca os trinta anos da agrinordeste, são esperadas mais de 50 mil pessoas

Postado em 30/11/2023 2023 04:23 , Economia. Atualizado em 29/11/2023 19:31

Divulgação

A trigésima edição da Agrinordeste, o maior evento indoor do agronegócio no Norte/Nordeste, será realizada durante um final de semana pela primeira vez e oferecerá mais de 120 capacitações gratuitas para o público.

Para se inscrever e acompanhar a programação completa, basta acessar o site www.agrinordeste.com.br.

O tradicional Seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina tem um papel de destaque no conjunto de atividades da feira. Serão mais de 90 palestras, realizadas simultaneamente, com abordagens temáticas sobre atualidades, avicultura, bovinocultura de corte e leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura, turismo rural.

Os participantes terão acesso a informações atualizadas de mercado, tecnologias e políticas públicas.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, a feira reforça o papel do agro no Brasil. “O Agrinordeste mostra a força do agronegócio nacional, promovendo e reforçando a sua importância para a economia”, disse o presidente da entidade promotora do evento.

A Feira de Produtos do Campo receberá caravanas de pequenos e médios empreendedores trazidos pelo Sebrae, Sistema OCB e Sindicatos Rurais. Os expositores ofertarão aos visitantes artigos de qualidade, diretamente das fazendas, como produtos lácteos, avícolas, derivados de caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.

A área também abrigará fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, serviços e tecnologias para os produtores rurais.

Arena Agrinordeste

Na Arena Agrinordeste local serão realizadas as oficinas de Banho e Tosa para pets, que reunirá criadores de várias espécies e raças. O local também será palco de apresentações equestres e provas caninas, além de produtos e serviços para animais de estimação fornecidos por lojas e indústrias do segmento.

Já no primeiro dia da feira, ocorrerão quatro oficinas sobre o Uso de Drones, no espaço. As atividades iniciam às 14h e vão até às 20h. Nelas, serão demonstradas a aplicabilidade e viabilidade do equipamento no campo, como: georreferenciamento, aplicação seletiva de herbicidas, monitoramento das lavouras, topografia, etc. Além disso, serão abordadas manobras, cuidados aos equipamentos e legislação para operadores.

Tecnologia

O Senar Pernambuco promove, em seu estande institucional, uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual. Por meio desta ação, os visitantes que passarem pela feira terão a oportunidade de fazer um tour por uma queijaria artesanal e um apiário, além de conhecerem o processo de produção do mel.

Culinária

A Agrinordeste também conta com o festival gastronômico Sabor do Campo, que reúne renomados chefs de cozinha de todo o país, realizando oficinas voltadas para culinária regional, churrasco, doces e confeitaria.

O 15° Show de Lácteos reúne os melhores produtos da região no Concurso de Queijos e Outros Lácteos.

Comandado pelo gaúcho Mauro Camargo, o Show de Churrasco mostra ao público técnicas de corte e tempero em diversos tipos de carne.

Norcana

A 10ª Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana) também será realizada na Arena do Agrinordeste, com apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) e Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco (Sindicape).

A feira contará com estandes de insumos, equipamentos e máquinas voltadas para o setor. Propiciará também, no Seminário, palestras com especialistas locais e nacionais. As temáticas das apresentações tratam de manejo, mercado e legislação do setor canavieiro.

Moda

Outro destaque é o Espaço Moda Agro, que reúne estandes e desfiles, com a participação de empresas focadas no conceito inovador da moda. Os expositores apresentarão as tendências do setor, nas áreas de vestuário, calçados e acessórios.

Realização

A Agrinordeste é realizada pela Faepe, com patrocínio do Sebrae, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco, Banco do Nordeste (BNB), Adepe, Bayer, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SAD) e apoio do Sistema OCB.