Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de fevereiro de 2024

Cultura

Última semana para se inscrever no edital do Ciclo Carnavalesco de Pernambuco 2024

Atendendo a um pleito da Cultura, artistas e grupos de cultura popular e de dança da tradição carnavalesca, de orquestras e de cultura popular em geral têm limites de apresentações ampliados

Postado em 04/12/2023 2023 17:42 , Cultura. Atualizado em 04/12/2023 17:42

Artistas, grupos culturais e fazedores de cultura em geral devem se inscrever até a próxima segunda-feira (11) para o edital do Ciclo Carnavalesco de Pernambuco 2024, promovido pelo Governo de Pernambuco. O objetivo é valorizar e fortalecer a cultura pernambucana em todo o estado, promovendo a habilitação de propostas de artistas, grupos, orquestras e agremiações tradicionais para compor a programação.

As inscrições devem ser realizadas até as 17h (horário de Brasília) do dia 11 de dezembro, exclusivamente pela plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco. No Mapa e no portal Cultura PE estão disponibilizados todos os formulários a serem preenchidos e as documentações a serem entregues. É fundamental a leitura completa da convocatória bem como de todos seus anexos.

“Para 2024 ampliamos os limites de apresentações para artistas e grupos de cultura popular e de dança da tradição carnavalesca, de orquestras e de cultura popular em geral, que são o eixo desse ciclo, para até seis (apresentações) atendendo a um pleito da cultura. Até este ano todas as categorias poderiam realizar apenas três apresentações”, explica a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Novidade

O edital 2024 inclui cotas para contratação de artistas com deficiência e de comunidades quilombolas, além de 3% para política afirmativa, incluindo mulheres, pessoas não cisgênero, sem identidade de gênero ou com condição específica.

“Objetivamos assim contemplar ainda mais a diversidade, que já é uma marca e uma característica do Carnaval em geral e especialmente do Carnaval de Pernambuco como é conhecido mundialmente”, afirma a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula. “E o mais importante: essa diversidade manifesta-se, para além da gama das próprias expressões artísticas, por meio de uma pluralidade de fazedoras e fazedores de cultura, cada qual com suas peculiaridades, o que torna nosso Carnaval ainda mais rico e particular”.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Outra novidade este ano é que as pessoas com deficiência que, por sua condição, não puderem realizar a inscrição pelo Mapa Cultural de Pernambuco, terão assegurado o atendimento presencial na sede da Fundarpe, com acesso pela Rua da União, s/nº, no bairro da Boa Vista, em horário agendado pelo telefone (81) 3184-3015, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Nestes mesmos dias e horários, a Fundarpe também realizará atendimento presencial, exclusivamente para dúvidas, na sede da Fundação, com acesso pela Rua da Aurora, nº 463, no mesmo bairro da Boa Vista.

Como é tradição, o tríduo momesco começa oficialmente para os pernambucanos na sexta-feira, que em 2024, por uma feliz coincidência, ocorre no dia 9 de fevereiro, Dia do Frevo, e vai até a madrugada da Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro. 

Serviço:
Inscrições para o edital Ciclo Carnavalesco de Pernambuco 2024

Até às 17h do dia 11 de dezembro de 2023

Exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.gov.br/)