Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de junho de 2024

Economia

Com corte de burocracia, construções em Petrolina têm crescimento de 30%

Para assegurar que o “boom econômico” não seja afetado pela burocracia pública, a gestão municipal digitalizou e acelerou diversos processos relativos ao licenciamento.

Postado em 08/01/2024 2024 09:53 , Economia. Atualizado em 08/01/2024 10:00

Petrolina está experimentando um forte desenvolvimento econômico, o que tem resultado em um aumento constante do número de novos empreendimentos nos últimos anos. Esse crescimento tem sido acompanhado por um aumento na construção civil na cidade. No ano passado, houve um aumento de 30% no número de licenças, alvarás e aprovações de uso do solo emitidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade da Prefeitura de Petrolina em comparação com 2022, totalizando 3.751 documentos.

Fotos: Deivid Menezes

Para assegurar que o “boom econômico” não sea afetado pela burocracia pública, a gestão municipal digitalizou e acelerou diversos processos relativos ao licenciamento. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Emício Júnior, a prefeitura tem buscado novas tecnologias e medidas para reduzir ainda mais o tempo para emissão dos documentos, sem que isso, afete a segurança jurídica, ambiental e urbana.

“Esses números refletem o aquecimento no setor de construção civil, representado pelo maior número de obras e investimentos que vem chegando à cidade sertaneja, gerando novas oportunidades de emprego e potencializando o crescimento do município. Nosso objetivo é continuar desburocratizando os processos de licenciamentos para que Petrolina continue sendo, cada vez mais, atrativa aos empreendedores”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior.

A gestão municipal de Petrolina está trabalhando constantemente para trazer obras estruturantes, principalmente em infraestrutura e mobilidade urbana, para a cidade. Petrolina está se tornando cada vez mais conhecida nacionalmente, seja por meio de grandes eventos ou do turismo, o que atrai novos moradores em busca de oportunidades.

Para saber quais são os documentos necessários para dar entrada na licença, alvará e anuência, o contribuinte precisa preencher as exigências que estão disponíveis no site oficial do município, através do link: https://petrolina.pe.gov.br/cartadeservico/licenciamento-urbano/.