Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Economia

Brasil: líder global na reciclagem de latas de alumínio e recordista mundial

Embalagem é revestida por verniz da AkzoNobel que protege a bebida do alumínio

Postado em 10/02/2024 2024 19:04 , Economia. Atualizado em 10/02/2024 19:09

É possível que você já saiba que o Brasil é reconhecido mundialmente pela reciclagem de latas de alumínio, alcançando uma taxa de reciclagem de 100% das latas produzidas. De forma curiosa, o país também detém o recorde mundial de maior reciclagem de latas de alumínio em um único evento. Esse feito está registrado no Guinness World Records: foi conquistado durante o Carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro em 2023, onde quase 9 toneladas de latas foram destinadas para reciclagem.

Reprodução

Vantagens da latinha – Com a chegada das festividades deste ano, o consumo de bebidas em latinha tende a aumentar. Isso não se deve apenas à praticidade de manuseio, mas também pela segurança que o recipiente proporciona. Os ganhos ambientais da circularidade também são expressivos, já que a reciclagem reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa, o consumo de energia e de água. O alumínio é um metal reciclável infinitamente, sendo as latas de bebida uma das embalagens mais recicladas do mundo.

Por isso, da próxima vez que você pegar uma latinha, lembre-se que, embora possa parecer simples, cada embalagem tem uma história para contar.

Fonte: 2º Relatório Consolidado de Práticas ESG, 2023.

Mas você sabia que há muita tecnologia envolvida na produção da latinha tão querida pelos brasileiros? Uma das principais inovações que ela traz está em seu interior. E a AkzoNobel, multinacional holandesa, está entre os principais fornecedores globais de revestimentos para embalagens metálicas: sim, existe uma proteção entre o alumínio e a bebida. E quando se trata de latas de bebidas, em qualquer lugar do mundo, há 50% de chance delas conterem os revestimentos da multinacional holandesa.

Sobre a AkzoNobel

Desde 1792, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que ajudam a levar cor para a vida das pessoas e a proteger o que mais importa. Nosso portfólio de marcas de classe global, incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon tem a confiança de clientes em todo o mundo.