Turismo no Brasil registra aumento de quase 8% em 2023, aponta levantamento da Fecomercio
Dado mostra recuperação do setor, um dos mais atingidos pela pandemia
Postado em 19/03/2024 2024 08:06 , Economia. Atualizado em 19/03/2024 08:07
No ano passado, o setor de turismo no Brasil cresceu 7,8% e alcançou um faturamento de cerca de R$ 189,4 bilhões, conforme informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Esse dado representa a recuperação do setor, que foi um dos mais impactados pela pandemia de COVID-19. Apenas em dezembro, houve um aumento de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2022, gerando um acréscimo de R$ 18,1 bilhões, o melhor resultado para um único mês desde o início da pandemia em 2020.
No desempenho anual, o setor de turismo no Brasil cresceu 7,8% em 2023, com destaque para a locação de meios de transporte. As viagens rodoviárias foram a única atividade com queda de -4%. Em dezembro, o faturamento atingiu R$18,1 bilhões, o melhor resultado mensal desde o início da pandemia em 2020.
Já o resultado do mês de dezembro foi puxado pelo segmento de alojamento, que cresceu 15,7%, e pelo faturamento do transporte aéreo (4,4%). As agências de veículos também melhoraram o desempenho (10,8%), consolidando o ano positivo, assim como o segmento de alimentação, com restaurantes e bares (8%). Por outro lado, houve queda no transporte rodoviário, com perda de 19,9% em relação a dezembro de 2022.
O estudo é baseado nas informações da Pesquisa Anual de Serviços, mediante dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores são corrigidos mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo.
Apesar dos bons resultados e de uma expectativa de melhora nas condições econômicas das famílias brasileiras, o setor teme pelo fim do Programa Emergencial de Retmada do Setor de Eventos (Perse). “A entidade trabalha ativamente pela manutenção do Perse, visto que o programa, criado em 2021 para socorrer o segmento de eventos – que trabalha com muitas atividades turísticas, tem papel relevante para o resultado final. Há um consenso entre especialistas e observadores do setor que a medida contribuiu significativamente para manter investimentos das empresas, renegociar dívidas e gerar novos postos de trabalho depois do período pandêmico”, escreveu a Fecomercio.
Fonte Agência Brasil