Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Coluna Comunicação Social

Transformando Vidas: a relevância do programa mães de Pernambuco na jornada da vida

Na coluna desta semana, Bárbara destaca o Programa Mães de PE, que oferece apoio financeiro e assistência para 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, priorizando a saúde materna desde a gestação com consultas médicas e orientações. O programa visa promover o bem-estar materno e infantil, fortalecer os laços familiares e garantir uma gestação saudável.

Postado em 08/04/2024 2024 18:51 , Coluna Comunicação Social. Atualizado em 13/05/2024 12:43

Colunista

 Em um mundo onde a maternidade é uma jornada repleta de desafios, o Programa Mães de PE surge com o propósito de possibilitar melhores condições às mulheres em situação de vulnerabilidade social que estão gestantes, são mães ou responsáveis por crianças na primeira infância (0 a 72 meses). Este programa inovador, que tem ganhado destaque, não só transfere renda (o programa vai pagar mensalmente o valor de R$ 300,00- trezentos reais – para 100 mil mulheres em situação de maior vulnerabilidade social, com base no critério da menor renda familiar “per capita” declarada no CadÚnico e que estejam dentro dos critérios de seleção estabelecidos), mas também acompanha o desenvolvimento das famílias afim de promover o bem-estar materno e infantil, além de fortalecer os laços familiares.

Uma das características mais marcantes do Programa Mães de PE é o seu compromisso com a saúde materna desde o início da gestação através de consultas médicas regulares, exames pré-natais e orientações sobre cuidados durante a gravidez, dessa forma, as gestantes recebem o suporte necessário para garantir uma gestação saudável e segura para elas e seus bebês.

No entanto, o programa não se limita apenas ao período gestacional. Após o parto, as mães continuam a receber assistência, com foco especial na amamentação, nos cuidados com o recém-nascido e no planejamento familiar. Palestras educativas, workshops e grupos de apoio são algumas das ferramentas utilizadas para proporcionar às mães o conhecimento e a confiança necessários para enfrentar os desafios da maternidade.

Além dos aspectos relacionados à saúde física e emocional, o Programa Mães de PE também reconhece a importância do empoderamento econômico das mulheres. Por isso, oferece cursos de capacitação profissional e oportunidades de geração de renda, visando não apenas o bem-estar das mães, mas também o fortalecimento das famílias como um todo.

Em um momento em que a maternidade muitas vezes é vista como uma jornada solitária e desafiadora, o Programa Mães de PE surge como um exemplo inovador de como o apoio mútuo e o investimento nas mulheres podem gerar impactos positivos duradouros. Para mais informações sobre o programa e seus critérios de seleção do benefício, critérios de seleção e desempate e como participar, entrar em contato com a Ouvidoria Social da SAS por telefone (0800.081.4421), ou acessar o o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br

É um programa de transferência de renda que integra o Pernambuco sem fome, no valor de R$ 300,00 reais para 100 mil mulheres em situação de maior vulnerabilidade social com base no critério da menor renda familiar “per capita” declarada no Cadúnico e que estejam dentro dos critérios de seleção estabelecidas. Os recursos para pagamento do benefício virão do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza/Tesouro Estadual.