Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de maio de 2024

Cultura

Projeto NUVEM começa suas atividades em Petrolina-PE promovendo formação de agentes culturais

O projeto NUVEM chega em terras ribeirinhas após passar por Arcoverde, oferecendo um curso com lives gratuitas com especialistas em cultura.

Postado em 15/05/2024 2024 05:01 , Cultura. Atualizado em 14/05/2024 18:07

DIVULGAÇÃO

Os participantes terão uma imersão de 75 horas até 07 de junho, focada em capacitação técnica na área de produção executiva e desenvolvimento de projetos. Os encontros, tanto presenciais quanto virtuais, serão conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por diversos agentes culturais atuantes em Pernambuco, incluindo Bruna Tavares, Caio Dornelas, Carol Vergolino, Dani França, Djaelton Quirino, Graci Guarani, Mannu Costa, Marco Bonachela, Pollyanna Melo e Tarsila Tavares.

Dividido em duas etapas, o laboratório intercala aulas expositivas presenciais, rodas de diálogo e lives virtuais. As lives serão realizadas nos dias 14, 15, 20, 23 e 31 de maio, sempre à noite, no canal do Youtube do projeto (NUVEM). As transmissões serão todas abertas ao público em geral, e não somente para os inscritos no curso. A programação será divulgada no instagram do projeto.

Os temas das lives irão passear por discussões acerca de temas variados e pertinentes para quem
deseja concorrer a editais com projetos culturais, como: novo decreto de fomento à cultura, Marco da Cultura, Lei Paulo Gustavo e PNAB; o imaginário e produção cultural de nossos povos indígenas originários; Acessibilidade Cultural às pessoas com deficiência em projetos culturais; o funcionamento orçamentário do próprio Funcultura (dentro do Governo do Estado).

O laboratório de formação em si promoverá um exercício prático de construção de projetos. A primeira etapa será realizada de 13 a 23 de maio, na Casa do Saber, em Petrolina, e tem como tema “Políticas de Fomento e Metodologia de Elaboração de Projetos Culturais”. O curso apresenta uma abordagem sobre a evolução histórica das políticas de fomento à cultura no Brasil e em Pernambuco, além de aprofundar-se em metodologias de elaboração de projetos, utilizando como objetos práticos de análise o Funcultura Geral e o Funcultura Audiovisual: seus editais, resoluções e formulários mais recentes.

Já a segunda etapa será realizada de 24 de maio a 07 de junho (local a definir) e terá como tema “Produção Executiva e Elaboração de Projetos Culturais”. O curso oferece uma formação mais técnica e prática, com acesso via processo seletivo, tendo como pré-requisito a participação na etapa 1. Nele compreende-se o cotidiano do departamento de Produção Executiva – sobretudo nas etapas de tramitação, controle e prestações de contas – culminando com exercícios práticos de elaboração de projetos culturais partindo das propostas selecionadas na INCUBADORA NUVEM, monitorados por consultores com ampla experiência na área.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail nuvem.lab.incubadora@gmail.com ou do perfil no instagram @nuvem.lab.incubadora. NUVEM – Incubadora e Laboratório de Formação Itinerante tem incentivo do Funcultura através da Secult/PE Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco.