Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 11 de junho de 2024

São João 2024

Confira as dicas para o uso de fogos de artifício nas festas juninas

Neoenergia  reforça orientações de segurança na hora de decorar casas e ruas para as festas juninas

Postado em 03/06/2024 2024 12:00 , São João 2024. Atualizado em 03/06/2024 13:25

 Guilherme Mafra, gerente de Segurança da Neoenergia, orienta que todos os enfeites devem ser colocados em locais apropriados, de forma que, em caso de tempestade ou ventania, não venham a tocar ou cair sobre os fios da rede elétrica.

Em vias públicas e praças, os enfeites precisam ser instalados longe da rede de energia e jamais podem ser instalados em postes. Além do perigo, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico, em caso de necessidade”, ressalta o gerente da Neoenergia Elektro.

 

Fogueiras, fogos e balões

Além dos enfeites aéreos, as fogueiras costumam ser a atração das festas. A recomendação é para que as fogueiras não fiquem embaixo da rede elétrica ou das linhas de transmissão e fiquem longe da vegetação.

Os fogos de artifício são potencialmente perigosos se forem projetados contra a rede elétrica. O ideal é soltá-los em locais descampados.

Além disso, têm os balões, além de proibidos, são potencialmente causadores de acidentes com a rede elétrica, podendo provocar falta de energia e colocar em risco a vida de muitas pessoas.

Ligações provisórias

Festas em praças e ruas necessitam de energia elétrica para alimentar barracas, sistemas de iluminação e som. Dessa forma, os organizadores devem solicitar com antecedência mínima de sete dias uma ligação provisória junto à Neoenergia Elektro, e a ligação será feita pela companhia dentro deste período.

Não é permitido fazer ligações clandestinas (gatos), que além de ser crime, podem causar acidentes graves. Tampouco é recomendada a conexão com a rede particular de um imóvel regularmente ligado pela Neoenergia Elektro, pois a carga extra pode gerar uma sobrecorrente e causar incêndios e outros acidentes também.

As barracas devem ter suas instalações elétricas montadas de acordo com a norma vigente disponibilizada pela distribuidora, protegidas por um disjuntor e o serviço deve ser sempre feito por um eletricista profissional. A fiação deve ser disposta de forma que fique protegida, para não haver o risco de energização acidental da estrutura das barracas, o que ocasionaria risco iminente às pessoas, podendo resultar em acidentes graves e até fatalidades.

Recomendações gerais:

– Para a instalação das bandeirinhas em ruas e praças, respeite a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica;

– Não pendure bandeirinhas e demais enfeites em postes;

– Não utilize arame, fio metálico ou mesmo linha chilena para pendurar bandeirinhas;

– Todos os enfeites devem ser bem fixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves;

– Não solte balões. Eles podem provocar incêndios, queimadas e danos aos equipamentos e estruturas do sistema elétrico;

– Não solte fogos de artifício próximos da rede elétrica;

– Não se aproxime de fios partidos caídos ao solo. Impeça que outras pessoas se aproximem e avise imediatamente a Neoenergia Elektro por meio do telefone 0800 701 0102