Governadora Raquel Lyra inaugura a 120ª cozinha comunitária em Bezerros
Estado passa a oferecer mais de 520 mil refeições por mês à população em vulnerabilidade social
Postado em 12/06/2024 2024 06:24 , Economia. Atualizado em 11/06/2024 16:26
Pernambuco atingiu um marco de 120 cozinhas comunitárias. Em um passo importante para combater a insegurança alimentar e nutricional, foi inaugurado mais um desses locais na segunda-feira (10) pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, em Bezerros, no Agreste. Essa ação faz parte do Programa Pernambuco Sem Fome, que agora está distribuindo 528 mil refeições por mês em todas as regiões do estado.
A gestora conheceu as instalações da unidade, descerrou a placa de inauguração e conversou com funcionários e as famílias beneficiárias. “Nossa meta é que até o final do ano teremos entregue 214 cozinhas comunitárias dentro do Programa Bom Prato, que faz parte da nossa estratégia do Pernambuco Sem Fome. Essa política nasceu para atender àquelas famílias que não sabem qual será sua próxima refeição. Estamos trabalhando de maneira integrada com os municípios para chegar perto de quem mais precisa. Garantimos aqui 200 refeições por dia para essa comunidade, que está no centro de referência de áreas que são mais vulneráveis. Com isso, permitimos que essas famílias possam ter certeza de que terão alimento para seus filhos”, destacou Raquel Lyra.
A dona de casa Eliana Galdinho da Silva, de 29 anos, comemorou a instalação da cozinha. “Ganho o Bolsa Família e divido o valor entre aluguel e alimentação. Agora, recebendo a refeição todo dia, já conto com uma ajuda importante. Posso ter certeza que a comida não vai faltar na nossa mesa”, disse.
MERCADO – Após o evento de inauguração, a chefe do Executivo estadual visitou o Mercado Público Municipal de Cereais, no Centro de Bezerros. O local será reformado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). A previsão é que a licitação seja lançada nos próximos dias com o valor de R$ 772 mil.
Também estiveram presentes o secretário da Casa Militar, Hercílio Mamede, o deputado estadual Renato Antunes, os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas) e Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), além de vereadores e lideranças políticas locais.