Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de julho de 2024

Política

Erro estratégico

Por duas vezes prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes realizou uma das melhores gestões da história da cidade, podendo ser dividida entre antes e depois da sua chegada, uma vez que Jaboatão deixou as páginas policiais e passou a ter verdadeiramente uma gestão, que realizou obras e entregas que mudaram o panorama da cidade.

Postado em 20/06/2024 2024 07:26 , Política. Atualizado em 19/06/2024 23:28

Colunista

Passados oito anos do fim da sua gestão, Elias Gomes tomou uma decisão atípica sair do PSDB, partido por onde foi eleito em 2008, e migrar para o PT, legenda que ele nunca teve muita afinidade. Provavelmente Elias apostou que Lula estaria bem e poderia impactar na disputa em Jaboatão, mas acabou não avaliando que o eleitor lulista não teria outra opção a não ser ele, que poderia ser candidato no MDB, partido por onde disputou as últimas eleições.

Numa disputa com Mano Medeiros, do partido de Jair Bolsonaro, e Clarissa Tércio, bolsonarista convicta, o eleitor lulista optaria por Elias Gomes por osmose, e num eventual segundo turno poderia receber o apoio tanto de Clarissa quanto de Mano, caso chegasse ao segundo turno. Filiado ao PT, Elias não terá como receber o apoio dos seus adversários, porque não haveria justificativa plausível para isso, devido à polarização nacional.

Então mesmo tendo um importante legado para a cidade e sendo um grande quadro público, Elias Gomes poderá ser prejudicado porque foi com muita sede ao pote e não calculou as consequências da sua decisão, dependendo exclusivamente de um cenário que lhe faça competitivo ao ponto de não precisar de alianças, o que é algo difícil de ocorrer numa disputa que será bastante acirrada entre os três principais nomes.

Cidadão – A Câmara Municipal de Panelas aprovou o título de cidadão panelense ao deputado Sileno Guedes (PSB), através do Projeto de Resolução 03/2024, de autoria do vereador Tivan de Boca da Mata (PSB). Sileno, que participa ativamente das ações do município e destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para Panelas em 2024, agradeceu o reconhecimento, afirmando que isso aumenta sua responsabilidade e vontade de trabalhar pelo município.

Cobrança – A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, cobrou à Neoenergia a realização das ligações elétricas necessárias para a inauguração do Mercado Público de Ipojuca e do Pátio de Eventos, cujas obras foram concluídas há meses. Acompanhada de vereadores e secretários municipais, Célia destacou em vídeo que os atrasos se devem à empresa de energia, que tem adiado repetidamente os prazos acordados, apesar das inúmeras reuniões e soluções apresentadas pela gestão municipal.

Selic – O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,50%. A decisão foi tomada com base na avaliação do cenário econômico e das perspectivas de inflação. O Copom destacou que a manutenção da taxa é essencial para consolidar o processo de desinflação e garantir que a inflação continue a convergir para a meta estabelecida. A medida reflete a necessidade de cautela diante das incertezas econômicas e ressalta a importância de monitorar os próximos indicadores antes de qualquer ajuste futuro na política monetária.

Inocente quer saber – Quem disputará o segundo turno em Jaboatão dos Guararapes?