Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de julho de 2024

Economia

SEBRAE Inicia Ciclo de Consultorias para Fortalecimento da Apicultura no Sertão do Araripe

Programa Oferece Apoio de Campo, Imersão, e Estratégias de Marketing para Expandir a Atuação dos Apicultores na Região

Postado em 25/06/2024 2024 11:26 , Economia. Atualizado em 13/07/2024 01:12

Foto: Arquivo Sebrae/PE

Com forte presença econômica no Sertão do Araripe, a cadeia produtiva do mel é o meio de geração de renda para diversas famílias.

A fim de aumentar e aperfeiçoar essa cadeia produtiva, o Sebrae/PE inicia, neste mês de junho, um ciclo de consultorias com 30 apicultores da região. A iniciativa é fruto de um convênio com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Ao longo de um ano e meio, serão realizadas consultorias presenciais, imersões, assessoria em marketing digital e de acesso a mercados. As atividades são gratuitas.

As ações serão desenvolvidas por etapas, sempre envolvendo o mesmo grupo de 30 apicultores. O primeiro passo são as consultorias técnicas de campo, que se iniciam ainda neste mês de junho. Essas atividades envolvem apoio ao manejo dos apiários, preparo do alimento para as abelhas e gestão comercial do empreendimento rural. A assessoria inclui visitas técnicas presenciais às unidades produtivas.

O passo seguinte será uma imersão em Limoeiro do Norte, localizada no Ceará, cidade número um na apicultura no Brasil. A ideia da imersão é proporcionar aos apicultores contato com tendências e cases de sucesso que são referência nacional. Logo após, os produtores receberão treinamento e apoio técnico para ingressarem no Google Meu Negócio, plataforma que atua como uma biblioteca de empresas, facilitando a busca de empreendimentos ou serviços em uma determinada área geográfica.

Outro momento relevante da consultoria será a participação desses produtores na Agrinordeste, a maior feira de agricultura do Norte e Nordeste, que irá ocorrer no Maranhão.
O analista do Sebrae/PE Kerlison Pereira afirma que a expectativa da ação é impulsionar os negócios dessa cadeia com inovação, melhoria na gestão e novas prospecções. “Com ações inovadoras no modelo de gestão desses empreendimentos rurais, esperamos aumentar a produtividade em no mínimo 10%”, explica.

O casal de apicultores Petrônio Pereira e Evaneide Ribeiro é dono da Fazenda Doce Mel, em Araripina. Juntos, possuem 400 colmeias de abelhas apis mellifera, mais conhecida como italiana, e produzem 12 toneladas de mel ao ano. Já lançaram no mercado dois produtos inovadores: a vela aromatizante de cera de abelha e o pão de mel.
Atualmente, eles comercializam os produtos nos 13 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape), que se estendem pelas regiões dos sertões Central, Araripe e São Francisco. Com as consultorias do Sebrae, o apicultor espera alcançar novos mercados.

“Eu espero ampliar a infraestrutura de beneficiamento, adquirindo novos equipamentos. E me tornar um SIE [Serviço de Inspeção Estadual] ou SISBI [Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal], ampliando os mercados”, explica o apicultor. Os sistemas aos quais o senhor Petrônio se refere permitem que o produtor comercialize produtos de origem animal em âmbito estadual e nacional.