Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 13 de julho de 2024

Cultura

Cultura de um Povo Ancestral: Exposição Fotográfica Revela a História da Ilha do Massangano

A exposição ficará aberta na Casa de Ceiça até o final de semana e, a partir de julho, seguirá para Petrolina e Juazeiro.

Postado em 01/07/2024 2024 08:07 , Cultura. Atualizado em 01/07/2024 11:49

Pescaria é uma das principais atividade comerciais desenvolvidas na ilha — Foto: Luiz Alves

Na quinta-feira (13), foi inaugurada a mostra fotográfica intitulada “Memórias da Ilha do Massangano”, na Ilha do Massangano, em Petrolina, sertão de Pernambuco. A exposição, que celebra a rica história e cultura local, poderá ser visitada gratuitamente no jardim da Casa de Ceiça, localizada na entrada da ilha. As visitas começam a partir das 19h30, logo após a novena em homenagem a Santo Antônio.

A iniciativa, que faz parte do projeto “Cultura Local: Retratos e Narrativas”, é patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura. A exposição apresenta fotografias registradas pelo artista visual Carlos Silva, e conta com a curadoria e textos da escritora Ana Moraes.

Com mais de 50 fotografias capturadas durante os últimos doze meses, a mostra destaca o cotidiano e as tradições ancestrais da população local que vive às margens do rio. As imagens enfatizam os trabalhos realizados, retratos únicos e momentos emblemáticos das celebrações socioculturais e religiosas da região.

Luiz Alves, o fotógrafo, destacou a relevância de retratar a trajetória e as convicções do grupo social. “Essa mostra reflete a história, os ancestrais, os costumes e as crenças da comunidade no contexto simbólico do povo da região”, afirmou.