Cachaças Artesanais de Pernambuco são destaque na maior feira de artesanato do país
A 24ª Fenearte, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, destacou a rica diversidade de produtos artesanais do estado. Entre os muitos destaques do evento, as cachaças pernambucanas ganharam um merecido reconhecimento, reafirmando a excelência e a tradição dessa bebida tipicamente brasileira.
Postado em 29/07/2024 2024 10:32 , Economia. Atualizado em 29/07/2024 11:54
O desempenho notável das Cachaças de Pernambuco na Fenearte 2024 reflete o esforço incansável e a dedicação dos produtores locais. Com a crescente procura por produtos artesanais de excelência, as cachaças pernambucanas têm grandes chances de obter ainda mais destaque e reconhecimento tanto no mercado nacional quanto internacional.
A Cachaça Sanhaçu, é produzida na cidade de Chã Grande, foi eleita a melhor cachaça do Brasil na 6ª edição do concurso Ranking Cúpula da Cachaça. Ao longo de seus 17 anos, a marca Sanhaçu acumulou 47 premiações, nacionais e internacionais. Além da cachaça, rapadura e mel de engenho estão entre os produtos orgânicos produzidos no local. O Engenho Sanhaçu, pioneiro na fabricação da primeira cachaça orgânica de Pernambuco, também detém o título de produção da primeira cachaça do Brasil com o Selo de Envelhecimento Sustentável (SES).
Sanhaçu em mais uma Fenearte
A Fenearte é, sem sombra de dúvidas, o maior evento que a gente participa no ano .São 12 dias e uma verdadeira operação. Mantemos sempre no stand 4 pessoas para atender .Uma parte da equipe se mantém em Recife e outra vai e volta para reabastecer o stand de mercadorias e para revezar com quem está em Recife. A primeira edição que participamos, cuidamos não apenas do abastecimento de produtos e qualidade no atendimento, mas também da apresentação do stand. Nossa intenção é fazer com que a decoração lembre nossa loja do engenho.
Todo esse esforço fez com que este ano o nosso faturamento na feira fosse em torno de 30% acima do ano anterior em que participamos (em 2022).
Além do faturamento, que é bem significativo, a divulgação da marca durante o período da feira é imensa!
A gente passa o resto do ano escutando as pessoas dizendo que nos viram na Fenearte ou que adquiriram algo no nosso stand, Acrescentou Elk Barreto.
O Engenho Sanhaçu é um dos principais atrativos do turismo rural em Pernambuco, atraindo centenas de visitantes com sua produção orgânica de cachaça, rapadura e mel de engenho. Durante o tour, os turistas conhecem a área de fabricação, a moenda, os alambiques, a área de produção, as adegas de envelhecimento e a agrofloresta. A programação inclui degustação dos produtos.
As visitas podem ser realizadas aos sábados, domingos e feriados, às 11h e às 13h, ou mediante agendamento. O ingresso custa R$ 30, e crianças de até 10 anos não pagam. @SANHACU
Do Agreste de pernambuco, a cachaça Bitury, se destacou no espaço Sebrae durante a 24ª Fenearte, conquistando o paladar dos visitantes. O sócio Fábio Bitury, em entrevista ao Jornal do Sertão (JS), revelou que a participação na feira superou todas as expectativas, consolidando a qualidade da cachaça e a força de sua identidade visual e o branding. @CACHACARIABITURY
Fundada em Belo Jardim PE, a bebida Amizade Temperada, é uma releitura da receita artesanal do Sr. Vitor Alves. A bebida é feita com aguardente de cana e ervas aromáticas, como barbatimão e catuaba. Criada por Fabio Freitas, neto do Sr. Victor, a bebida se tornou popular na região e no mercado nacional.
Fábio Bitury destacou que a cachaça Bitury, já conhecida por sua excelência, encantou os visitantes da Fenearte. “A feira extrapolou totalmente nossas expectativas. Sabíamos da qualidade da nossa cachaça e da beleza da nossa identidade visual, mas a resposta dos conhecedores foi extraordinária”, afirmou.
Retorno e Indicações
O sócio também enfatizou o retorno positivo dos conhecedores da Bitury e as numerosas indicações recebidas. “Quem conheceu a Bitury durante a Fenearte voltou para comprar mais. Esse feedback reforça a confiança na nossa produção e no trabalho que temos realizado para promover a cachaça”, acrescentou Fábio.
Cachaçaria Tabocas também de Belo Jardim
O proprietário João Nunes conversou com o Jornal do Sertão (JS) e compartilhou sua satisfação com a feira. “É a terceira vez que participamos da Fenearte, e mais uma vez, atendemos muito bem às expectativas. Estamos no mercado há quatro anos e temos cinco variedades de produtos”, explicou João.
A Cachaçaria Tabocas apresentou suas cinco variedades de cachaça, que incluem:
A Cachaçaria Tabocas demonstrou como a participação em eventos como a Fenearte é crucial para a divulgação e fortalecimento do enoturismo em Pernambuco. O sucesso na feira reafirma a qualidade dos produtos pernambucanos e o crescente interesse do público.
Cachaça Triumpho: Do Sertão de Pernambuco, a Primeira Certificada pelo Inmetro no Brasil.
O JS conversou com Fabiana Macêdo, diretora comercial da Cachaça Triumpho, ela expressou sua grande satisfação em participar da 24ª Fenearte. Fabiana acredita que todo pernambucano tem orgulho da feira, que é a maior feira de artesanato da América Latina. Destacou que a feira sempre surpreende positivamente pelo grande número de visitantes e serve como uma enorme vitrine para as empresas e artesãos. Muitos esperam o ano todo pela oportunidade de participar da feira, que nunca desaponta.
Saiba mais sobre a Cachaça Triumpho, clique aqui