A ofensiva de Raquel Lyra
A governadora Raquel Lyra permanece tentando ampliar sua base partidária. Sua última ofensiva foi entregar ao PV a secretaria de Juventude e Emprego, mas ao que tudo indica os movimentos não terminarão por aí.
Postado em 14/08/2024 2024 10:30 , Política. Atualizado em 14/08/2024 19:19
Não é novidade para ninguém que o PT sonha em integrar o governo Raquel Lyra, que por sua vez não faz objeções ao partido, em especial os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, que possuem excelente relação com a governadora.
A tucana tentou operacionalizar a entrada do PDT no seu governo, mas o movimento perdeu força com os desfechos de Caruaru e Araripina, então o Palácio do Campo das Princesas chegou à conclusão que precisa do PT para fortalecer o governo e consequentemente tentar a reeleição em 2026. Essa equação não é novidade. Em 2018, o então governador Paulo Câmara aproximou-se do PT ofertando-lhe a vaga de senador e venceu a eleição no primeiro turno.
Apesar de nunca ter conseguido ser protagonista no estado, indiscutivelmente o PT é uma espécie de fiel da balança em Pernambuco, tendo sido determinante nas eleições vencidas pelo PSB em 2006, 2010 e 2018, e nas disputas de 10, 18 e 22 acabou elegendo senadores. Nos bastidores, muitos petistas advogam da tese do entendimento com a governadora porque avaliam que ela tem muito o que oferecer ao partido, com robustas secretarias, a exemplo da Saúde que poderia ser entregue a um nome como Mozart Sales, que tem vasta experiência na área e seria um importante interlocutor de Pernambuco com o Palácio do Planalto.
Faltando menos de dois meses para as eleições municipais, a governadora Raquel Lyra já mira 2026, sabendo que o entendimento com o PT será meio caminho andado para que ela tenha chances reais de vitória na busca pela reeleição.
Inclusão
No dia em que se completam 10 anos da morte de Eduardo Campos, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade a inclusão do nome do ex-governador no Livro do Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. A proposta, apresentada pelo deputado Waldemar Borges (PSB), reconhece a contribuição de Eduardo Campos para a identidade pernambucana, a defesa dos direitos humanos e a luta por democracia e justiça social.
Apoio – Um dia após o presidente do PV do Recife, Marco Aurélio Filho, reforçar o apoio do partido à reeleição do prefeito João Campos (PSB), lideranças da legenda, incluindo deputados estaduais, vereadores e candidatos a vereador, confirmaram o alinhamento ao projeto do jovem gestor. Em reunião nesta terça-feira (13), João de Nadegi, deputado estadual pelo PV, destacou que o foco do partido é servir à cidade, enquanto o vereador Victor André Gomes e a candidata Flávia de Nadegi ratificaram o compromisso irrestrito com a Frente Popular e a reeleição de Campos.
DataTrends – Genuinamente pernambucano, o instituto DataTrends tornou-se tendência em Pernambuco, fazendo jus ao seu nome, mas seus resultados têm suplantado as fronteiras do estado, com pesquisas realizadas em Alagoas, Paraíba e Sergipe e figurando entre os cinco maiores institutos do Brasil em pesquisas registradas.
Parceria – A OAB-PE firmou uma parceria estratégica com a Fenalaw, o maior evento do setor jurídico brasileiro, que ocorrerá de 23 a 25 de outubro em São Paulo. A colaboração oferece aos advogados pernambucanos um desconto exclusivo de 20% na inscrição com o cupom OABPE20, além de acesso prioritário às oportunidades do evento. O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, destacou que essa iniciativa reforça o compromisso da entidade com a atualização e o desenvolvimento da advocacia no estado.
Inocente quer saber – Raquel Lyra conseguirá atrair o PT formalmente para o seu governo?