Oficina de cordel chega às escolas de Iguaracy e Ingazeira, promovendo cultura popular
Público da formação são alunos de escolas públicas; culminância do projeto será online no youtube do grupo “Clube do Cordel” dia 1º de setembro, às 10h; saiba como assistir
Postado em 24/08/2024 2024 07:53 , Cultura. Atualizado em 23/08/2024 21:05
O Sertão do Pajeú, local de surgimento de estilos literários autênticos, será palco de mais uma iniciativa educativa gratuita do projeto “Ciclo do Cordel”, oferecendo a alunos de escolas públicas a oportunidade de aprender sobre cordel tanto na teoria quanto na prática. Com apoio do Funcultura, as atividades terão início na segunda-feira, dia 26 de agosto, na EREF Doutor Diomedes Gomes Lopes, em Iguaracy (PE), e na EREM Aristaque José de Veras, em Ingazeira (PE).
Durante o curso, os alunos vão discutir sobre a história da Literatura de Cordel, os aspectos técnicos envolvidos em sua criação (como métrica, rima e estrutura), práticas de escrita criativa, formas de distribuição, além de outros detalhes técnicos desse tipo de manifestação cultural, totalizando 40 horas de aulas.
Os responsáveis pelas oficinas serão os membros do Clube do Cordel: Natália Oliveira, Carla Santana, Francisca Araújo, Thaynnara Queiroz e Nilson Gonçalves, equipe que tem contribuído para o crescimento da arte do Cordel em diferentes eventos e iniciativas. O Clube do Cordel foi criado com o objetivo de estimular a produção literária e promover o surgimento de novos cordelistas, unindo cultura e educação de forma interessante e significativa para os estudantes. A autoria do projeto é de Francisca Araújo, com Luna Vitrolira como criadora deste Ciclo do Cordel para o Funcultura; Taciana Enes é responsável pela produção executiva. O projeto conta com o apoio do Funcultura.
UM CORDEL PARA CHAMAR DE SEU
Durante a formação, os alunos ainda serão apresentados aos principais cordelistas do repertório popular, além do destaque para a produção literária feminina. O curso também oferecerá certificado e a criação (diagramação) e impressão dos folhetos.
Como culminância, um sarau que será apresentado pelos poetas integrantes do coletivo “Clube do Cordel” e os alunos, fomentando a oralidade e a escrita na poesia popular: será online, através do link youtube.com/@clubedocordel8022 no dia 01º de setembro, às 10h. É possível acompanhar mais detalhes do projeto em instagram.com/clube.do.cordel .
—