Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de janeiro de 2025

Política

Enfim, uma governadora que enxerga o centro do Recife

Há algo que une os centros das grandes capitais brasileiras: são locais abandonados pelo poder público. Abrigam prédios abandonados, possuem comércio decadente, iluminação deficiente e pouca ou quase nenhuma segurança. Para inverter esse quadro, não precisa mágica, basta vontade política. Ou seja, interesse de agir a favor do interesse público. Algo que a governadora Raquel Lyra está provando que tem.

Postado em 10/09/2024 2024 13:40 , Política. Atualizado em 12/09/2024 17:10

Colunista

Nos últimos dias, foram vários os anúncios de ações voltadas para o centro do Recife, que não foge à regra e sofre com a ação do tempo e do descaso. Nesta segunda-feira (10), a governadora firmou uma parceria com o Ministério da Previdência Social, garantindo a doação para o Estado do Edifício Segadas Viana, que será transformado em um habitacional de interesse.

Na semana passada, Raquel Lyra marcou para novembro a reabertura do cinema São Luiz, contratou uma empresa para elaborar um projeto de restauração do antigo prédio do Diario de Pernambuco e assinou uma ordem de serviço para restauro bens móveis e integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio. Por trás desses anúncios há planejamento, investimento, parcerias e, acima de tudo, coragem e interesse de fazer o que pode e precisa ser feito.

Mata Norte – O deputado Antônio Moraes avaliou como extremamente positiva a peregrinação da governadora Raquel Lyra por cidades da Mata Norte, na última sexta-feira (6). Ao lado da gestora, ele comemorou especialmente a inauguração da requalificação da PE-091, uma promessa de campanha da governadora e do próprio Moraes. A rodovia, que liga o centro de Macaparana ao distrito de Pirauá, foi totalmente renovada e ampliada, beneficiando mais de 25 mil moradores da região. Além disso, Moraes acompanhou Raquel Lyra na assinatura da ordem de serviço para a construção da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Tejucupapo, em Goiana, atendendo a um antigo pleito da população local.

Solicitação – A OAB-PE, liderada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins, acionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com um Procedimento de Controle Administrativo (PCA) para garantir que a advocacia tenha acesso efetivo ao Judiciário estadual. O pedido surge devido às dificuldades enfrentadas após a implementação da Central Judiciária de Processamento Remoto do 1º Grau (Cenjud) pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE). A OAB-PE solicita que o TJPE adote medidas imediatas para melhorar o atendimento e a comunicação entre a advocacia e o Judiciário, garantindo respostas rápidas e eficientes, conforme os princípios da eficiência administrativa estabelecidos pela Constituição Federal.

Direito de resposta – Após obter na Justiça a suspensão da propaganda eleitoral de Gilson Machado (PL) por 24 horas em rádio e TV, a Frente Popular do Recife, do prefeito João Campos (PSB), conseguiu nova decisão favorável para veicular um direito de resposta sobre a gestão da rede de creches da cidade. A resposta terá duração de um minuto e será exibida na televisão, ocupando parte do tempo destinado a Gilson no guia eleitoral do período diurno. A decisão, proferida pelo juízo da 4ª Zona Eleitoral do Recife, também suspende a veiculação de novas propagandas com informações inverídicas sobre o tema, com multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento pela campanha de Gilson Machado.

Inocente quer saber – Como terminará a disputa pela prefeitura de Caruaru entre Rodrigo Pinheiro e José Queiroz?