Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 07 de novembro de 2024

Política

A consolidação de Marcelo Gouveia

Eleito em 2016 para o primeiro mandato como prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia teve uma ascensão meteórica, elegendo na disputa seguinte o seu irmão Gustavo como deputado estadual. Reeleito em 2020, Marcelo deu mais um passo importante rumo à consolidação regional na Mata Norte, fomentando um grupo político que tinha tudo para protagonizar a política estadual.

Postado em 09/10/2024 2024 07:37 , Política. Atualizado em 09/10/2024 07:37

Na disputa de 2022, nova vitória com a reeleição de Gustavo Gouveia para a Alepe e em 2023 o grupo se fortaleceu com dois movimentos. O primeiro foi a eleição de Gustavo como primeiro-secretário da Alepe e o segundo foi a escolha de Marcelo para presidir a Amupe. Eles também avançaram com a presidência estadual do Podemos, o que fortaleceu ainda mais Marcelo.

Nas eleições deste ano, com a abertura das urnas, o grupo liderado por Marcelo Gouveia, que é pré-candidato a deputado federal, elegeu 17 prefeitos, inclusive municípios importantes como Carpina, Cabo de Santo Agostinho e Arcoverde, além da ida para o segundo turno em Paulista, que poderá garantir mais uma grande prefeitura sob sua liderança.

Aliado da governadora Raquel Lyra, Marcelo Gouveia poderá cumprir um papel importante na equipe da governadora, levando sua experiência e sagacidade para garantir um governo mais político, mais eficiente e mais efetivo, ajudando a virar ainda mais a chave da tucana, que obteve bons resultados nas eleições deste ano.

O tamanho eleitoral de Marcelo não somente o coloca como pré-candidato a deputado federal e uma opção inteligente para o secretariado de Raquel, como poderá fazer dele um dos mais votados para a Câmara dos Deputados em 2026.

Força política – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, obteve um expressivo resultado nas urnas com seu grupo político. Ampliando de sete para nove prefeituras. O tucano mostrou que sabe fazer construções eleitorais e tem se fortalecido para 2026, quando deverá tentar mais um mandato na Alepe em dobradinha com Gabriel Porto para a Câmara dos Deputados.

Mano Medeiros – O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), provou que acertou na sua forma de conduzir a cidade. Além de uma postura presente junto à população, Mano demonstrou simplicidade para governar o segundo maior município do estado. Sua vitória foi fruto de uma construção eficiente e inteligente ao longo dos quase três anos em que governou a cidade neste primeiro mandato.

PL – Além de vencer em Maceió com JHC, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro disputará três capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza e João Pessoa. Nas duas primeiras os candidatos do partido terminaram na primeira colocação, enquanto na última o ex-ministro Marcelo Queiroga foi ao segundo turno na segunda posição. Se emplacar as três cidades, o bolsonarismo se fortalece numa região de muita fragilidade até a eleição de 2022.

Inocente quer saber – Qual seria a melhor pasta para Marcelo Gouveia assumir no governo Raquel Lyra?