Black Friday: Como Escolher Aparelhos que Economizam no Presente e no Futuro
O primeiro ponto a ser observado é se o equipamento possui o Selo Procel, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que reconhece os produtos mais eficientes do mercado. O famoso adesivo da lâmpada amarela é encontrado em alguns eletrodomésticos e sinaliza ao consumidor que os aparelhos são eficientes e econômico
Postado em 08/12/2024 2024 06:01 , Economia. Atualizado em 08/12/2024 14:33
“Comprar equipamentos eficientes traz benefícios ambientais e financeiros. Aparelhos com maior eficiência consomem menos energia do que os demais, garantindo menor impacto ao meio ambiente e uma economia na fatura de energia. Ou seja, não adianta comprar um equipamento na promoção se ele tiver uma potência maior e gerar um custo maior ao longo do tempo”, destacou Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Outro selo importante é a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Essa etiqueta define classes de consumo em letras e cores, que vão desde as verdes com a letra A (mais eficiente) até as vermelhas com a letra F (menos eficiente). Por isso, dê preferência aos equipamentos com a letra A. Caso os equipamentos não tenham as certificações, atente-se à potência (W); quanto maior a potência, maior o consumo.
Com a chegada do verão, aparelhos como ar-condicionado e geladeira tendem a consumir mais energia. Estes dois equipamentos já possuem uma tecnologia que ajuda na eficiência energética: o inverter. Os aparelhos inverter ajustam a velocidade do compressor de acordo com a necessidade do ambiente, evitando os picos de energia que ligam e desligam o compressor repetidamente. Ou seja, o consumo de energia é otimizado. Dessa forma, investir em um aparelho de alta eficiência é vantajoso ao longo do tempo.
Por fim, adquira equipamentos que atendam à sua necessidade. Na compra de um ar-condicionado, por exemplo, escolha aquele com a potência, medida em BTUs, adequada ao ambiente. Não adianta comprar um aparelho com uma potência elevada para um quarto pequeno. Você desperdiçará energia e terá um gasto que poderia ser evitado. Isso vale para geladeiras e freezers. Evite adquirir um equipamento grande se o volume de alimentos não ocupar um espaço relevante. Também não compre um aparelho pequeno e sobrecarregue-o. O compressor da geladeira irá trabalhar mais e o gasto energético será superior.
Procure máquinas de lavar roupa que suportem um volume de itens de acordo com o seu dia a dia. Evite comprar um aparelho pequeno, pois você irá utilizá-lo com maior frequência e consumirá mais energia. Atente também para aparelhos que aquecem, como air fryers, que consomem muita energia devido à alta potência.
Com essas dicas, você garantirá que a economia obtida pelo desconto na hora da compra seja estendida durante os anos de utilização do equipamento.