Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 15 de janeiro de 2025

Política

Raquel Lyra comemora crescimento histórico do PIB

Pernambuco comemorou um crescimento histórico do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2024, com um aumento de 4,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado, divulgado pela Agência Condepe-Fidem, destaca o forte desempenho das grandes atividades econômicas do estado, lideradas pela Agropecuária, que apresentou um crescimento de 11,4%. A Indústria também contribuiu significativamente com um aumento de 5,3%, seguida pelo setor de Serviços, que cresceu 3,2%.

Postado em 17/12/2024 2024 05:33 , Política. Atualizado em 16/12/2024 16:35

Colunista

 

Este crescimento coloca Pernambuco em uma posição de destaque, com a expectativa de alcançar o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos. A governadora Raquel Lyra atribui esse sucesso a uma série de iniciativas estratégicas implementadas nos últimos dois anos, incluindo programas voltados para infraestrutura, educação, assistência social e incentivo ao investimento.

“Nosso Estado estava estagnado e o desafio que tínhamos ao chegar ao governo foi retomar o crescimento, mas sem deixar ninguém para trás. Lançamos diversas iniciativas neste sentido, como o PE na Estrada, o Águas de Pernambuco, o Programa Juntos pela Educação, o Cuida PE e desenvolvemos um trabalho forte na assistência social. Tudo isso para fazer de Pernambuco um lugar melhor para se investir”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Este desempenho é um reflexo do esforço coletivo entre o governo estadual, os municípios pernambucanos e os diversos setores econômicos, que têm trabalhado incansavelmente para fomentar o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento sustentável no estado.

Pacote – Os parlamentares do Gabinete Compartilhado, incluindo Pedro Campos, apresentaram um pacote fiscal alternativo nesta quarta-feira (11), visando limitar privilégios e proteger direitos sociais. A proposta inclui quatro projetos de lei, um projeto de lei complementar e dez emendas que abordam a redução de privilégios e supersalários, critérios rigorosos para benefícios tributários, ajustes na aposentadoria dos militares e isenções do Imposto de Renda, além de medidas específicas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Fundeb. O grupo defende que o ajuste fiscal deve cortar de quem tem mais para garantir os direitos dos mais necessitados.

Juros – O Brasil passou a ter o segundo maior juro real do mundo após o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual, atingindo 12,25% ao ano. Com a taxa nominal subtraída da inflação prevista para os próximos 12 meses, os juros reais do país chegaram a 9,48%, segundo levantamento da MoneYou. O país ficou atrás apenas da Turquia, que lidera com uma taxa real de 13,33%. Na última divulgação, em novembro, o Brasil ocupava a terceira posição, mas subiu no ranking devido a fatores como risco fiscal, câmbio, inflação e incertezas sobre o pacote de corte de gastos do governo.

Cirurgia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará por um novo procedimento médico na manhã desta quinta-feira (12), para a realização de uma “embolização de artéria meníngea média”, conforme informou o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (11). Após o procedimento, a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, dará uma entrevista coletiva. Na madrugada de terça-feira (10), o presidente passou por um procedimento de emergência para drenar uma hemorragia resultante de uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro.

Inocente quer saber – Lula se licenciará do cargo e deixará Alckmin na presidência?