
Explorando a Caatinga: Cemafauna encerra 10ª edição da Colônia de Férias com aprendizado e diversão para crianças
A programação inclui oficinas interativas, observação de animais nativos, aulas sobre plantas endêmicas, trilhas ecológicas para identificação de pegadas de animais silvestres e experimentos científicos simples.
Postado em 21/01/2025 2025 04:08 , Educação. Atualizado em 20/01/2025 19:13
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está concluindo as atividades da 10ª edição da colônia de férias “Ceminha”. Nesta semana, a terceira e última turma recebe 15 crianças, com idades entre seis e oito anos, para uma jornada de aprendizado e diversão.
Realizada nas manhãs de segunda a sexta-feira, a programação oferece uma imersão no bioma Caatinga por meio de atividades lúdicas e educativas. O objetivo é despertar a curiosidade e o respeito pela biodiversidade, unindo momentos de
A professora Patrícia Nicola, coordenadora do Cemafauna, destaca a importância do projeto para a formação de cidadãos conscientes.
“A colônia de férias ‘Ceminha’ é uma oportunidade única de ensinar ciência de forma divertida. As crianças entram em contato direto com o bioma, o que desperta nelas uma paixão pela biodiversidade. Além disso, tornam-se pequenas multiplicadoras de conhecimento, compartilhando o aprendizado com suas famílias e amigos. Essa experiência é essencial para que cresçam entendendo a necessidade de preservar a natureza e proteger os recursos naturais e as espécies que compõem nosso ecossistema”, afirmou.
A programação inclui oficinas interativas, observação de animais nativos, aulas sobre plantas endêmicas, trilhas ecológicas para identificação de pegadas de animais silvestres e experimentos científicos simples. Com essa abordagem prática e imersiva, o Cemafauna reforça seu compromisso com a educação ambiental, o ensino científico e a valorização do bioma Caatinga.
A próxima edição da colônia de férias acontecerá em julho. As inscrições serão abertas com um mês de antecedência e as informações estarão disponíveis no site oficial: www.cemafauna.univasf.edu.br.