
FIG 35 Anos: programação completa é anunciada com shows para todos os estilos musicais
O FIG oferecerá uma programação totalmente gratuita, com foco em uma proposta construtiva e no resgate da história dos melhores anos do evento. Na Praça Mestre Dominguinhos, haverá shows temáticos abrangendo diversos gêneros musicais, como pop, forró, rock, MPB, reggae, samba, pagode, rap, hip-hop, trap e outros, mantendo o ecletismo que sempre caracterizou o polo.
Postado em 13/03/2025 2025 10:28 , Cultura. Atualizado em 13/03/2025 10:31
No coração do Agreste pernambucano, onde o frio do inverno se mistura ao calor da cultura, o Festival de Inverno de Garanhuns FIG se prepara para mais um capítulo de sua história.
Em 2025, maior festival multicultural da América Latina completa 35 anos de existência, será entre os dias 10 e 27 de julho. Um evento que não só resiste ao tempo, mas se reinventa, mantendo acesa a chama da diversidade artística e da identidade cultural de um povo. O Festival O FIG, realizado integralmente pela Prefeitura de Garanhuns desde 2024, consolida-se como um espaço de encontro entre tradição e modernidade.
O Festival:
O FIG, realizado integralmente pela Prefeitura de Garanhuns desde 2024, consolida-se como um espaço de encontro entre tradição e modernidade. Com mais de 20 polos culturais espalhados pela cidade, o festival oferece uma programação totalmente gratuita, repleta de música, teatro, dança, circo, artes visuais, literatura e muito mais. Um verdadeiro mosaico de expressões que dialoga com o passado, presente e futuro do evento.
Destaque para o Polo Mestre Dominguinhos, que terá uma programação eclética, abrangendo desde o forró pé-de-serra até o rap e o trap, passando por MPB, rock, samba e pagode. Nomes como Hungria, Bruno e Marrone, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Dilsinho, Sorriso Maroto e Joelma já estão confirmados, prometendo agitar o público durante os 13 dias de shows no local.
A Importância do FIG:
Durante o lançamento da grade nacional, realizado no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino ressaltou o impacto do festival na economia e na cultura local. “O FIG não é apenas um evento artístico; é um movimento que movimenta hotéis, restaurantes, comércios e, principalmente, o coração de Garanhuns. Em 2024, resgatamos o festival com a maior edição de todas, e em 2025 queremos ir ainda mais longe”, afirmou.
A secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, também destacou o papel do FIG na valorização da cultura e no fomento ao turismo. “Este festival é um reflexo da nossa identidade, um espaço onde todas as linguagens artísticas se encontram para celebrar a diversidade e a criatividade do nosso povo”, completou.
Expectativas e Editais:
A expectativa é que cerca de 2 milhões de pessoas circulem pela cidade durante os 18 dias de evento. Para garantir uma programação ainda mais rica e diversa, serão lançados dois editais – um nacional e outro municipal – para selecionar artistas que irão compor a grade do FIG, incluindo o Polo Mestre Dominguinhos e outros espaços culturais.
Programação Confirmada (Destaques)
Obs: A programação ainda será complementada com artistas locais e regionais selecionados por meio dos editais.