
Pandemia reduz exportações de frutas do Vale do São Francisco, por via aérea
Mesmo sem poder contar com o transporte aéreo , a produção e a exportação de frutas do Vale do São Francisco, em Petrolina, apresentaram crescimento este ano
Postado em 01/12/2020 17:43

Imagem :Ascom Infraero Petrolina
O Aeroporto recebia aviões de um das maiores companhia de cargas aérea da Europa
Durante o ano passado o aeroporto Internacional de Petrolina, chegou a operar 2 voos semanais, para a Europa, chegando a exportar um volume equivalente a 13% das frutas produzidas pela região do Vale do São Francisco, em Petrolina PE.
As frutas transportadas pela empresa Cargolux Airlines International, uma empresa de carga aérea luxemburguesa, com sede no Aeroporto Internacional de Luxemburgo, a qual é considerada uma das maiores companhias aéreas de transporte de carga da Europa. As cargas que eram exportadas, partiam do Aeroporto Nilo Coelho, em Petrolina, considerado aeroporto industrial, devido suas características específicas, o aeroporto possui câmaras frias e um terminal alfandegado
A pandemia foi o fato que interrompeu as exportações via aérea obedecendo às normas de segurança, exigidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim todo fluxo de voos a partir de março deste ano foram paralisados.
Sendo assim os voos internacionais foram suspensos impossibilitando as exportações por esse meio de transporte.. Portanto a exportações de frutas, via aeroporto chegou praticamente a zero durante todo este ano de 2020, conforme nos explica o gerente executivo da VALEXPORT, associação de produtores e exportadores do Vale do são Francisco, Tássio Lustoza.
Em meses nos quais as demandas pelos produtos no mercado externo é maior, em geral eram realizados até dois voos por semana, operados pela Cargolux
O transporte aéreo é responsável por apenas 13% de toda fruta exportada pelo Vale do São Francisco. Afirma Tássio Lustoza.
A modalidade marítima lidera as exportações de frutas do Vale.
A maior parte das exportações, ocorre por via marítima, modalidade que possibilita transportar um maior volume de carga, tornando Francisco o preço dos fretes mais competitivos. Com o preço baixo, há compensação no prazo de entrega, assim os produtos tornam-se mais competitivos em função do frete. “As frutas do Vale do São Francisco escoam especialmente por meio dos Portos de Salvador, Porto de Pecém, no Ceará e também pelo Porto de Natal RN. Complementa, Lustoza.
O potencial exportador das Frutas do Vale do São Francisco coloca a região como a maior exportadora de manga e uvas do Brasil.
A região é responsável por 86% de toda manga e 99% de toda uva exportada pelo brasil.
Mesmo com a pandemia as Exportações de Frutas do Vale do São Francisco cresceram.

Reprodução JC / Infraero Petrolina
No geral, mesmo em meio a pandemia, se compararmos o volume das duas culturas, manga e uva de janeiro a outubro, deste ano, o Vale exportou 172.402 toneladas, o que representa, aumento de 2,64% do total exportado em 2019. Esses são dados extremamente significativos pois mostra que as exportações deste ano já é recorde. enfatiza Tássio Lustoza.
JS Economia