facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de setembro de 2020

Semiárido

Governo de Pernambuco lança edital de construção dos sistemas de abastecimento d’água do São Francisco (Pisf)

A previsão de conclusão das obras está prevista no prazo de 24 meses à contar da assinatura da ordem de serviço.

Postado em 19/07/2019 2019 20:03 , Semiárido. Atualizado em 19/07/2019 20:03

FOTO / DIVULGAÇÃO – TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Objetivo
Construção de obras complementares da transposição do Rio São Francisco que irá beneficiar 12 mil pessoas. Serão implantados 42 sistemas de abastecimento que irá beneficiar 108 localidades, entre assentamentos, comunidades rurais e quilombolas localizadas em até 5 km das margens dos canais Norte e Leste da transposição do Rio São Francisco. Serão investidos R$ 93 milhões. A previsão de conclusão das obras está prevista no prazo de 24 meses à contar da assinatura da ordem de serviço.

Palavra do Secretário

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, essa é uma obra que vai acrescentar à transposição, segurança hídrica para os moradores da região. “É uma que garante a complementação da transposição e leva agua tratada às comunidades ribeirinhas. São 12 mil pessoas contempladas por meio de 42 sistemas da captação d’água dos canais e levada até a torneira da casa das pessoas, uma agua tratada, de boa qualidade. Isso vai beneficiar uma população de pessoas que sempre tiveram dificuldade com o abastecimento hídrico, é tudo positivo”, disse.

Benefício à região
As obras do (Pisf) têm recursos da União com foco na segurança hídrica da região, ademais, o sistema vai gerar sustentabilidade no abastecimento d’água. Os municípios contemplados são Floresta, Cabrobó, Parnamirim, Verdejante, Betânia, Custódia, Salgueiro, Terra Nova, Mirandiba e Sertânia.
Previsão de inicio das obras
Após abertura e concluída a licitação, caso não haja algum problema e tudo transcorra normalmente, as obras serão iniciadas no mês de setembro. O programa ainda abrange, operação, gestão e manutenção dos sistemas, tendo a ser definido o modelo de gestão dos sistemas e quais os valores cobrados para manutenção”, destacou Peixoto.