facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de setembro de 2020

Sertão-On

Pediatra e pesquisador americano visitará Arcoverde (PE)

O médico-pesquisador estará recolhendo dados e impressões das unidades de Arcoverde, bem como do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz.

Postado em 05/08/2019 2019 12:22 , Sertão-On. Atualizado em 05/08/2019 12:22

img

Nos dias  5, 6 e 7 de agosto, o médico pediatra norte-americano Alan Mendelsohn estará visitando Arcoverde para avaliar a pesquisa que está sendo realizada com famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz, bem como com as famílias que estão sendo visitadas pelas equipes do IAB e incentivadas a prática da leitura para as crianças que estão na fase da primeira infância. Na oportunidade ele visitará Unidades Básicas da Saúde da Família, entre elas a UBSF do bairro Cidade Jardim e também a Creche Dr. Jennecy Ramos, na mesma comunidade. Após as visitas, Dr. Alan terá encontro com a secretária de Saúde do município, Andréia Britto, e em seguida, audiência com a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto.

“O médico-pesquisador estará recolhendo dados e impressões das unidades de Arcoverde, bem como do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz, já que como pediatra e estudioso, ele atua no segmento do Desenvolvimento Comportamental Infantil”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Padilha.

Dr. Alan é professor-associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York e no Belleuve Hospital Center. Também é membro do Conselho da Academia Americana de Pediatria Sobre a Primeira Infância. Fundado há 283 anos, o Bellevue é o hospital público mais antigo dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa de Dr. Alan e também da pesquisadora Adriana Weisleder, da mesma instituição, em uma parceria com parceria com o Instituto Alfa & Beto, a rotina de ler para os filhos traz ganhos como 14% de incremento no vocabulário das crianças, 27% de aumento na memória de trabalho, além de crescimento de 25% no índice de crianças sem problemas de comportamento.

Agenda:

– Segunda-feira, 5 de agosto
8h – Visita à UBSF da Cidade Jardim;
9h30 – Visita ao Residencial Maria de Fátima Freire;
11h – Reunião com a Coordenação da UBSF da Cidade Jardim;
14h – Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço – 1° Grupo – com a presença dos pais;
16h – Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço – 2° Grupo – com a presença dos pais;

– Terça-feira, 6 de agosto
9h – Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço – 3° Grupo – com a presença dos pais;
13h – Reunião para checar feedback e alinhamento com equipe IAB;
14h – Creche Dr. Jennecy Ramos / Leitura desde o berço – 4° Grupo – com a presença dos pais;
16h30 – Acompanhamento e observação de visita domiciliar de ACS (Agente Comunitário de Saúde).

– Quarta-feira, 7 de agosto
Outros compromissos a serem definidos em Arcoverde

Foto: NYU School of Medicine/divulgação