facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de maio de 2020

Saúde

A busca pela perfeição estética tem sido alvo de aproveitadores em diversas regiões

Cirurgião plástico dá dicas de como evitar cair numa fraude

Postado em 09/12/2019 2019 15:50 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 09/12/2019 15:50

Sabemos que a cirurgia plástica é, na maioria das vezes, o sonho de muitas pessoas que estão em busca de uma melhoria estética. Ao longo dos anos, a busca por procedimentos cirúrgicos tem aumentado consideravelmente. E, junto a esse aumento, surgem mais pessoas que acabam sendo enganadas por falsas promessas de custos mais baixos para diversos procedimento, como nos consórcios, por exemplo.

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Joaquim Figueiredo, “existem algumas maneiras básicas para o paciente minimizar os golpes: primeiro escolha um cirurgião pesquisando seu currículo, tempo de atuação e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Depois, não aceite intermediários que agenciem consultas e cirurgias. Por fim, tire todas as suas dúvidas com o seu cirurgião. Veja se ele te passa confiança, profissionalismo e empatia. A melhor maneira de facilitar o acesso à cirurgia é negociando pessoalmente com o cirurgião”, afirma Figueiredo.

Ainda segundo o cirurgião, que já atua há 34 anos na área, o aumento da procura ao consultório de cirurgia plástica é consequência da valorização e busca do “corpo perfeito”. “Esta expectativa tem que ser discutida, exaustivamente, entre o paciente e o cirurgião, já que a paciente pode ter um sonho ou expectativa impossível de alcançar”, explica. Essa busca pela perfeição acaba sendo mais uma brecha encontrada pelos oportunistas para enganarem as pessoas que encontram-se vulneráveis graças às emoções.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, a consulta médica deve acontecer de forma pessoal, presencial e de livre arbítrio. Por isso, cabe ao paciente, junto ao seu cirurgião, decidir quais os melhores meios de seguir, ou não, com os procedimentos. Em Pernambuco, de acordo com Joaquim Figueiredo, os procedimentos mais solicitados entre as mulheres são a lipoescultura corporal e a inclusão de próteses mamárias. Já os homens, que ocupam cada vez mais os consultórios cirúrgicos, a lipoaspiração do abdômen e flancos, além do implante de cabelo, são os mais procurados. “Nos estados de clima frio, outros procedimentos como plástica de nariz, pálpebras e até as bioplastias estão entre as mais requisitadas”, completa o cirurgião.

Dr. Joaquim Figueiredo atua na capital pernambucana, na praça Miguel de Cervantes, 60 – Ilha do Leite, e em Serra Talhada, na Clínica Santa Luzia.