Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de março de 2024

Saúde

Novas regras para a quarentena em Pernambuco passam a valer a partir desta semana

Estado contabilizava até ontem, domingo,31/05, 34.450 casos de Covid-19, enquanto Arcoverde registrou somente ontem 35; Salgueiro,39; Petrolina, 31; Trindade,7; São José do Egito, 8; Serra Talhada, 18; e Petrolina, 31

Postado em 01/06/2020 2020 08:18 , Saúde. Atualizado em 01/06/2020 08:18

Foto: (Portal G1)

O Governo do Estado assinou o Decreto nº 49.055/20, que determina as novas regras para a quarentena. A medida, que passa a valer a partir desta semana, foi adotada após o fim do lockdown de 15 dias nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir de agora, fica suspenso o rodízio de carros, mas o uso de máscara permanece obrigatório. O acesso às praias, calçadões, parques públicos, o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não realizem atividades essenciais está proibido até o dia 30 de junho. As aulas nas redes de ensino pública municipal e estadual e na rede particular também ficam ficam suspensas até o fim do mês.

O novo Decreto prevê a retomada das atividades econômicas no estado de forma gradual, garantindo as medidas de saúde e conforme a relevância. De acordo com a nova medida, as atividades essenciais, que podem ser realizadas durante a quarentena são: supermercados, incluindo os localizados em shoppings, desde que com acesso independente, padarias, farmácias, bancos, incluindo as agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings, para atendimento exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial, e casas lotéricas.

Os shoppings continuam com lojas fechadas. Os estabelecimentos que realizam entregas em domicílio estão liberados. Permanece suspenso o atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração. Também permanece suspenso o funcionamento de salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.

A cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, está isenta deste Decreto. O município teve autorização para implementar um plano de reabertura das atividades econômicas. As medidas, que já estão em vigor, foram adotadas com base nos baixos índices de contágio na cidade.