Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de setembro de 2024

Cidades

Laboratório vivo para Cidades Inteligentes será implantado em Petrolina

Semáforo inteligente usará câmeras para orientar e fiscalizar trânsito na área central

Postado em 16/07/2020 2020 12:58 , Cidades, Últimas Notícias. Atualizado em 11/03/2021 17:52

Foto: Emerson Leite

A cidade de Petrina (PE) , conhecida por sua pujança  econômica , gerada pela irrigação,  agora também passará a ser conhecida como área de inovação. O Living Lab é um laboratório que chega para  fomentar o ecossistema de inovação e servirá para implementação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender o município.O projeto é fruto de um convênio da Prefeitura de Petrolina com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que também contará com recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano. A primeira intervenção já está em fase de execução, tendo sido  iniciada na última segunda-feira (13).

A Avenida Guararapes, uma das principais artérias da cidade,  contará com semáforos inteligentes no cruzamento com a Av. Joaquim Nabuco. A próxima etapa do projeto será a instalação de um Centro de Comando e Controle (CCO),  para gestão de toda tecnologia implantada, além da instalação de: iluminação pública inteligente, câmeras em 4k e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos. As obras, readequações e instalação de equipamentos deverão durar em torno de três meses.

Posteriormente, outras empresas também poderão utilizar a infraestrutura criada,  para demonstrar e testar tecnologias no laboratório vivo e oferecer seu produto ao mercado, incentivando inclusive o turismo tecnológico, já que estes futuros clientes poderão vir à cidade acompanhar de perto o funcionamento do sistema. Está prevista também uma nova etapa do projeto com a ABDI, onde terão bicicletas elétricas e carros elétricos compartilhados, monitoramento climático e meteorológico, hidrômetros inteligentes, lixeiras inteligentes, monitoramento e atuação inteligente por drones, geração de energia solar, entre outros.

Petrolina será cidade modelo.

O Hub de demonstração de tecnologias de Cidades Inteligentes,  será o primeiro da região. A cidade pernambucana foi escolhida por fazer parte da Rota de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs),  do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Petrolina destaca-se também por ter o melhor índice de saneamento básico do Nordeste. Além disso, têm tamanho e porte similar a diversos municípios brasileiros, o que dá a esse ambiente de demonstração um alto potencial replicador.

Com informação, Ascom PMP