Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de maio de 2024

Últimas Notícias

O saboroso Peixe Frito com Baião de dois preparado por uma chefe de Serra Talhada

Prato reúne dois símbolos da culinária sertaneja, a Tilápia frita e o Baião de Dois incrementado com manteiga da terra; este último era o prato preferido do Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Postado em 31/10/2020 2020 18:18 , Últimas Notícias. Atualizado em 11/03/2021 18:08

Tudo começou assim: a mãe da chefe de cozinha Rafaela Nunes, natural de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, preparava, na hora do almoço, a Tilápia frita empanada com uma legítima farinha de Mandioca, feita nas casas de farinha dos arredores de Serra Talhada . O acompanhamento era arroz com feijão, separados. À noite, a janta era uma adaptação do almoço, composta pela sobra da Tilápia frita com as sobras do feijão e do arroz, desta vez, misturadas. Após anos, a adaptação dos pratos virou uma das receitas do cardápio do restaurante Ernestos, uma casa de comida tradicionalmente sertaneja, criada pela família de Rafaela. Hoje, com 20 anos de atuação no Sertão Central, o Ernestos serve um Peixe Frito com Baião ainda mais requintado e saboroso, pois o prato foi aperfeiçoado por Rafaela Nunes, que seguiu o legado a mãe.

A receita é bem simples, mas reúne uma combinação de sabores carregados de memória afetiva e que remetem às raízes do Sertão. O Baião de Dois, por exemplo, cara metade do prato, era a receita preferida do Rei Do Baião, Luiz Gonzaga. Ele chegou até a contratar Dona Mundica, uma cozinheira que assumiu a difícil missão de preparar, semanalmente, um Baião de Dois para seu Lua. E tinha que ser do jeito que ele mais gostava, sem muita carne e bem cremoso! Agora, vamos à receita? Uma excelente dica para o seu almoço de domingo!

Peixe Frito /Ingredientes

01 Tilápia de 800gr ou 1kg

Limpe o peixe, retirando as vísceras e faça cortes no meio, especialmente na parte que concentra mais carne

Coloque sal a gosto e empane com farinha de Mandioca

Coloque o peixe em uma frigideira grande, com óleo quente a uma temperatura de 220Cº a 280Cº

Frite o peixe por aproximadamente 20 min

Baião de Dois / Ingredientes

500gr de feijão Verde

500gr de arroz parbolizado

01 cebola roxa média

01 pimentão verde médio

01 tomate maduro

03 dentes de Alho

01 colher de manteiga da terra

100gr de cheiro verde

Sal a gosto

 

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão e reserve

Em uma panela, coloque o alho amassado, a cebola picadinha, o pimentão verde picado, o tomate e o cheiro verde, coloque a colher de manteiga da terra e refogue. Em seguida, misture o feijão verde e mexa bem. Acrescente um litro e meio de água. Quando a água ferver, acrescente os 500gr de arroz parbolizado. Deixe cozinhar por 25 min, acrescente o creme de leite, mexa e sirva quente.

Rafaela Nunes Furtado tem a essência da culinária sertaneja correndo nas veias e a experiência  de quem, desde os 12 anos, ajudava a mãe na cozinha do Ernestos. Hoje, aos 35 anos, esse ofício foi aprimorado por muitos pratos preparados e por alguns cursos de culinária. Segundo Rafaela, com o tempo, a paixão pela cozinha sertaneja só cresceu e o resultado: são pratos cada vez mais carregados de memória afetiva e história.