Hoje 14 de novembro é considerado o dia mundial do diabetes
O Dia Mundial da Diabetes ocorre todos os anos em 14 de novembro, criado pela primeira vez em 1991 pela IDF – International Diabetes Federation e pela OMS – Organização Mundial da Saúde
Postado em 14/11/2020 2020 20:29 , Saúde, Últimas Notícias. Atualizado em 15/11/2020 09:51
A farmacêutica e educadora em diabetes Monica Lenzi, que trabalha há quase 15 anos, orientando e conscientizando pessoas com diabetes e seus familiares, explica que o diabetes é uma doença crônica, que se não levada a sério, pode provocar graves problemas de saúde, mas que mesmo assim, há muitas maneiras de ser evitado. Existem dois tipos mais importantes de diabetes, tipo 1 e tipo 2.
O diabetes tipo 1, acomete 10% das pessoas com diabetes. Por ser uma doença autoimune, onde o sistema de defesa do organismo destrói as células beta pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina, ainda não tem cura e não tem como ser prevenida
Tipo 2, Cerca de 90% das pessoas tem diabetes tipo 2, que está ligada ao estilo de vida, sendo assim, com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular, pode ser prevenida.
O Jornal do Sertão ouviu o médico cardiologista Dr. Murilo Gondim, em Serra Talhada, que falou sobre os efeitos danosos da doença, o que vai contribuir sobremaneira, como alerta e precaução, contra essa silenciosa, ofensiva e danosa, doença.
Dr. Murilo Gondim, explica que o diabetes é uma doença provocada pela diminuição da produção de insulina pelo pâncreas, ou por sua incapacidade de transferir a glicose circulante, para dentro dos tecidos. Dr. Murilo Diz que o maior problema do diabetes, é que ele é uma doença silenciosa e seus primeiros sintomas só aparecem, quando o quadro geral já está muito grave, os seus sintomas só começam aparecer, após o pâncreas, está 90% destruído, funcionando com apenas 10% de sua capacidade.
Dr. Murilo faz um alerta para a necessidade imperiosa, dos cuidados preventivos com a doença, Já que os efeitos destrutivos provocados por ela, são múltiplos, com poder de afetar vários órgãos do corpo, inclusive facilitando agregação de plaquetas nas vias coronarianas, afetando o coração. Diz que a grande maioria das pessoas não cuidam do diabetes, negligenciam, acreditam que um comprimido resolve o problema, quando a realidade, é totalmente diferente, com consequências irreversíveis.