Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 18 de maio de 2024

Cidades

6º Encontro da Liga dos Bois mantém tradição em Arcoverde

Com advento da tecnologia digital, Arcoverde usa lives para realizar o 6º Encontro da Liga dos Bois, no município

Postado em 08/12/2020 2020 19:27 , Cidades, Últimas Notícias. Atualizado em 08/12/2020 21:44

Boi tem a tradição de se apresentar em Arcoverde levando alegria e colorido para as ruas – Foto Divulgação

Os efeitos da pandemia da Covid-19 não tiraram o brilho da tradição do bois, Ursos e similares em Arcoverde. Por meio de lives, o público da cidade e região poderá acompanhar as apresentações do 6º Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde e Região, que acontece entre os dias 14 e 20 de novembro nas sedes das agremiações e na Estação Ferroviária, no domingo. São esperados na programação, além dos 20 grupos de bois de Arcoverde, 15 grupos de La Ursas, vários outros personagens folclóricos, e grupos de outras regiões do Sertão e do estado de Pernambuco. 

Programação

No geral, a programação contará com 42 horas de duração e 36 atividades entre oficinas de dança, música, pintura, capoeira, palestras, rodas de conversas, debates e apresentações culturais. No primeiro dia de programação, será feita uma homenagem à mestra Severina Lopes e ainda haverá apresentação do Samba de Coco Irmãs Lopes, grupo comandado pela homenageada. Outro destaque da programação é a oficina “O Boi como Linguagem Transformadora”, que será ministrada pelo presidente da Liga dos Bois Everaldo Marques. No domingo, dia do encerramento do evento, serão realizadas mais dezenove apresentações de bois, ursos e cavalos marinho. 

O Título

Arcoverde é reconhecida por meio do projeto de Lei nº 16.056 de 5 de junho de 2017, a Terra da Folia dos Bois e dos Ursos. O título, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) é uma forma de reconhecer a tradição dessa manifestação cultural, que há décadas, anima o público. “Esse encontro surgiu com o objetivo de reunir e divulgar a tradição dos bois de Arcoverde. É uma forma de buscar reconhecimento aos grupos de bois. Essa tradição teve início por aqui na década de 60, conta a mestra Severina Lopes, dona do grupo de coco Irmãs Lopes. Na época, o boi foi introduzido nas rodas de coco como Boi Labareda, nome dado ao personagem porque costumava gira rápido, fazendo com que as labaredas da fogueira subissem. Do alto da Serra, a tradição desceu para os centros urbanos, gerando vários filhotes, Boi Maracatu, Boi Estrela entre outros”, afirma o presidente da Liga dos Bois Everaldo Marques.

Lives

A programação do  6º Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde e Região será transmitida pelos canais @LICBOIS, no Facebook; @licboisdearcoverde, no Instagram; e no Youtube @LICBOISARCOVERDE. De acordo com a organização do evento, toda a programação que irá envolver ações presenciais, será realizada seguindo as normas de biossegurança de combate à Covid-19, recomendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

JS Cidades