Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de março de 2024

Agronegócios

Sertão de Pernambuco deve receber 500 toneladas de sementes em 2021

Presidente do IPA, Reginaldo Alves,  comenta sobre a importância do investimento de R$ 2,37 milhões para beneficiar 51 mil agricultores familiar

Postado em 22/01/2021 2021 07:00 , Agronegócios, Últimas Notícias. Atualizado em 26/07/2021 17:15

Colunista
Jornalista ,

Sementes IPA / Foto Divulgação IPA

O Governo de Pernambuco autorizou a entrega das sementes para os agricultores familiares do Sertão do Estado. Através do Programa Campo Novo, executado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o governo estima destinar cerca de 500 toneladas de sementes para de 51 mil sertanejos. Do total serão 361,2 toneladas de milho e pouco mais de 122,7 toneladas de sorgo forrageiro, para ração animal. O investimento de R$ 2,37 milhões. 

Quantitativo de sementes

A distribuição começa pelo Sertão do Araripe, com cerca de 148 toneladas de sementes. A escolha tem a ver com a estação de chuva, que já começou na região. Vale destacar que a quantidade de massa verde colhida a partir dessa quantidade de sorgo é suficiente para alimentar mais de 200 mil vacas em lactação, por um período de seis meses, reforçando a produção da bacia leiteira do Araripe.

Logo após o Araripe, 88 toneladas de sementes serão distribuídas no Sertão do São Francisco. Na sequência, o Sertão de Itaparica receberá 39,2 toneladas; o Sertão Central terá 46,6 toneladas; o Sertão do Pajeú receberá 125,2 toneladas; e o Sertão do Moxotó contará com 36,5 toneladas, sempre englobando milho e sorgo.

Presidente do IPA, Reginaldo Alves. Foto Divulgação IPA

Produção de grãos garantida

 “O programa dá o start na produção e se soma a outras iniciativas. Ele se soma às comunidades que já têm suas sementes guardadas, que estocam de um ano para outro. Se soma à iniciativa de alguns municípios que adotam mecanismos de estimulo a produção. Então, é um programa importante para que o Estado venha a manter sua média de produção de grãos e que a agricultura familiar se mantenha ativa nesse processo”, explicou o presidente do IPA, Reginaldo Alves. 

O programa

Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado.  Só no ano de 2020, o programa distribuiu 75 toneladas de sementes de sorgo, que permitiu o cultivo de 7.500 hectares de sorgo forrageiro, produzindo cerca de 337 mil toneladas de matéria verde. 

Já o milho, as 325 toneladas de sementes possibilitaram, algo em torno de 16 mil hectares, tendo como resultado 5.800 toneladas de milho no plantio isolado.

“Este ano estima-se, praticamente, dobrar a produção de forragem. E o milho nós estamos optando por um cultivo com uma maior capacidade de produção. Esse milho hibrido, sendo trabalhado numa tecnologia adequada de cultivo, ele pode chegar a produção de até sete toneladas por hectare”, afirmou o presidente do instituto.

JS Agro+Conhecer