Incrivelmente Simples a obsessão que levou a Apple ao Sucesso Indicação de leitura do Prof. Aloísio Sotero
livro que recomendamos hoje é o “Incrivelmente Simples”, de autoria de Ken Segall.
Ken Segall, ex-diretor criativo da Apple e artífice da campanha publicitária mais famosa e eficaz da empresa, “Think Different”. Segall trabalhou 12 anos com Steve Jobs, desde o seu retorno à Apple em 1997 até sua morte. Ken foi também responsável pela criação do nome ” iMac” . Neste livro ele nos traz um relato profundo das ideias de Steve Jobs que levou a Apple a ser a mais valiosa corporação do atual século
Postado em 31/01/2021 2021 12:00 , Educação, Últimas Notícias. Atualizado em 30/01/2021 19:08
“A Simplicidade é máxima sofisticação “, assim pensava Leonardo Da Vinci e o também inesquecível Steve Jobs com a sua obsessão pela simplicidade. Fazer o Simples nem sempre é Simples Assim, bem como, o caminho mais simples nem sempre é o mais fácil. Em geral demanda mais tempo, mais energia e talento.
O livro que recomendamos hoje é o “Incrivelmente Simples”, de autoria de Ken Segall.
Ken Segall, ex-diretor criativo da Apple e artífice da campanha publicitária mais famosa e eficaz da empresa, “Think Different”. Segall trabalhou 12 anos com Steve Jobs, desde o seu retorno à Apple em 1997 até sua morte. Ken foi também responsável pela criação do nome ” iMac” . Neste livro ele nos traz um relato profundo das ideias de Steve Jobs que levou a Apple a ser a mais valiosa corporação do atual século.
Segall aponta dois fatores chaves para esse sucesso: a simplicidade de todos os seus produtos e um líder carismático e visionário.
Na visão do autor existem dez elementos essenciais da simplicidade que se juntam ao modo “Pensar Diferente”, de Steve Jobs, que se tornou o mantra da Apple, conforme relata Ken Segall. Vamos conhecê-los:
1.Pense Direto
A simplicidade requer franqueza; seja direto, sem rodeios. Essa comunicação honesta inclui a política de feedbacks, dar e receber retorno. Essa atitude economiza tempo e evita retrabalho.
2.Pense com Grupos Pequenos
Pequenos grupos de pessoas talentosas com autonomia, eis um fator incrivelmente poderoso. Um pensamento grandioso aliado à atenção em cada detalhe. Grupos pequenos tendem a ter melhores resultados.
3.Pense com Mínimo de Opções
Muitas opções confundem. Saiba que, a cada vez que tenta comunicar mais de uma coisa, você está diluindo a atenção do seu público. Se for necessário transmitir várias mensagens, encontre um tema em comum a todas e concentre-se em promover essa ideia.
Um mar de escolhas significa nenhuma escolha ou o clássico “paradoxo da escolha “, onde mais é menos decisão.
4.Pense Movimento
Mire de forma realista no alto e mantenha-se sempre em movimento. Para atingir a excelência, dois elementos são necessários: Planejamento e tempo. O cronograma perfeito não existe! Sempre desconfie do cronograma “tranquilo”.
5.Pense Icônico
É sempre útil cristalizar sua forma de pensar em uma imagem que simbolize a ideia, ou o espírito dessa ideia. Com o tempo, uma imagem conceitual proporciona às pessoas um jeito fácil de identificar sua empresa, sua ideia ou seu produto.
6.Pense em Frase
Palavras são poderosas, porém aumentar o número de palavras não aumenta necessariamente a clareza e o poder de suas ideias. A melhor maneira de fazer você ou sua empresa parecerem mais inteligentes é expressar uma ideia com total simplicidade e clareza. Uma frase que ajudará a ser lembrado.
7.Pense Informal
Livre-se dos ornamentos das grandes corporações. A formalidade é muitas vezes perda de tempo. Operar como uma empresa menos hierárquica aumenta a produtividade de todos. Quebre as convenções como na moda casual.
8.Pense Humano
Mantenha sempre em mente que todo grupo é composto de seres humanos, que naturalmente reagem bem à simplicidade. O melhor conselho é: só respeite a natureza humana.
9.Pense Cético
As forças da complexidade lhe dirão que algo não pode ser feito, quando, em geral, aquilo só requer um esforço adicional. Não permita que o desânimo alheio imponha limites às suas ideias.
10.Pense em Estado de Guerra
Tempos extremos exigem medidas extremas. Um momento extremo é quando suas ideias se vêem em uma situação de vida ou morte. E quando a vida da sua ideia está em jogo, a última coisa que você quer é uma luta justa. E nunca se esqueça do que pode muito bem ser sua arma mais eficaz: sua paixão pela ideia.
Confesso que este livro tem sido um dos meus guias no meu trabalho de Design de Negócios e Gestão de Finanças para Economia Digital nas empresas, tanto hoje, quanto nas que trabalhei e empreendi nos últimos anos.
JS Educação
*Aloisio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital, cofundador e professor da BAEX, Escola Internacional para Executivos.
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