Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 17 de maio de 2024

Educação

As novas oportunidades de Cursos nos Institutos Federais do Sertão do Pajeú 

A semana começa com inscrições abertas para estudantes sertanejos de todos os níveis de ensino. Há cursos técnicos e superiores gratuitos, além de extensão em espanhol

Postado em 08/02/2021 2021 14:48 , Educação. Atualizado em 08/02/2021 15:24

Jornalista ,

Foto: Divulgação  Instituto Federal do Sertão, em Serra Talhada

Instituto Federal do Sertão, em Serra Talhada

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, está com inscrições abertas até amanhã (09) para o curso de Espanhol Básico, totalmente on-line e gratuito. Uma oportunidade para todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o idioma, língua oficial de 21 países, dentre eles Argentina, Paraguai e Uruguai, vizinhos do Brasil.

Aulas com Professor Nativo da Língua Espanhola 

As aulas acontecerão às quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h, até o fim de março e serão ministradas pelo professor Yeman Zapata. O docente, que é peruano e atua no ensino de espanhol há quase 20 anos, destacou ao Jornal do Sertão o motivo de ofertar a oportunidade. “ A ideia do curso nasceu da percepção da carência que ainda existe sobre o estudo da língua espanhola, tendo em vista sua importância no Brasil e no mundo.”

Ao todo estão sendo oferecidas 20 vagas, não há restrição de idade ou curso de formação. As aulas, que serão por meio do Classroom e Google Meet, ocorrem de 22/02 até 24/03. Para mais informações, confira o edital e faça sua inscrição através do site: https://ifsertao-pe.edu.br/index.php/campus/serra-talhada/11869-sjdxnsdjcbndsj

Instituto Federal de Pernambuco, em Afogados da ingazeira 

Já em Afogados da Ingazeira, o Instituto Federal de Pernambuco (Ifpe), inicia o processo de ingresso 2021.1 com 280 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes (para quem já concluiu o nível médio) e superiores. Esse ano a seleção será gratuita e não terá prova, apenas avaliação do histórico escolar ou boletim individual do Enem. As inscrições vão até 21 de fevereiro.

O Ifpe já possui uma década de atuação no Pajeú e é referência na região.

Um corpo docente diferenciado

O Jornal do Sertão conversou com o coordenador do processo seletivo Zanelli Tenório, que destaca os diferenciais do instituto. “80% dos professores têm doutorado, 50% dos técnicos em laboratório possuem mestrado ou doutorado. Além disso, trabalhamos com a pesquisa e a extensão também. Nós fazemos ciência aqui.” 

Apoio direto aos estudantes

Tenório ressalta que outro diferencial é o suporte para os estudantes. “Nossos alunos também podem receber o auxílio permanência, auxílio monitoria e até óculos. Possuímos também uma equipe multidisciplinar, com psicóloga e assistente social.”

Foco na empregabilidade e no mercado de Trabalho 

Segundo o coordenador, os egressos dos cursos têm conquistado vagas no mercado de trabalho, apesar das dificuldades que o país enfrenta. “Por exemplo, mais de 40 alunos passaram em concurso recente da Compesa e dezenas de outros foram aprovados em companhias de saneamento da Paraíba e Ceará”, disse Tenório.

Ensino a Distância com inclusão digital 

Durante o período de Pandemia, as aulas estão sendo realizadas de forma remota. De acordo com Tenório, o Ifpe distribuiu tablets e chips, como auxílio para inclusão digital de alunos.  A previsão de início do semestre letivo é em março e o formato de retorno está sendo avaliado com base no cenário e a segurança para a comunidade.

Para os cursos técnicos integrados de informática e saneamento, será avaliado o histórico escolar do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Já os cursos técnicos subsequentes de agroindústria, saneamento e eletroeletrônica, a avaliação será do histórico escolar do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. Por fim, para os cursos superiores de engenharia civil e licenciatura em computação é possível cadastrar o histórico escolar do 1º e do 2º ano do Ensino Médio ou as notas do Enem entre os anos de 2015 e 2019. 

As inscrições ocorrerão pelo endereço cvest.ifpe.edu.br e o resultado final sairá no dia 15 de março. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o campus Afogados:

E-mail: gabinete@afogados.ifpe.edu.br

Telefone: (87) 99938-4523.

JS Educação 

Jornalista Anderson Santana Editor  Antônio José