Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de maio de 2024

Educação

O Robô da NASA está em Marte e mostra a Suntosidade de Terra Árida

Tem novidade no chão de Marte: o robô Perseverance, da agência espacial Nasa, aterrissou com sucesso na superfície do planeta vermelho nesta quinta-feira depois de sete meses de viagem e quase 480 milhões de km percorridos.

Postado em 21/02/2021 2021 14:44 , Educação. Atualizado em 22/02/2021 10:11

Colunista

O veículo de seis rodas pousou em Jezero, uma cratera profunda perto do equador de Marte, e passará pelo menos dois anos explorando rochas ali. O objetivo é buscar possíveis evidências de vida passada no planeta, como indícios de compostos orgânicos, contendo carbono, e comunidades microbianas fossilizadas.

Parte do material encontrado deverá voltar à Terra para futuras pesquisas.
A equipe de controle da missão, baseada na Califórnia (EUA), festejou a notícia da aterrissagem às 20h55 GMT (17h55 em Brasília) — mas dessa vez sem cumprimentos e abraços, por conta da pandemia de coronavírus. Separados por telas de acrílico, os engenheiros comemoraram com uma salva de palmas.

Perseverance vai explorar o solo e a atmosfera do planeta vermelho por pelo menos um ano marciano, ou seja, 687 dias terrestres

ANGELES, Estados Unidos (Reuters) – A sonda científica Perseverance, da agência espacial norte-americana Nasa, maior laboratório de astrobiologia já enviado a outro planeta, cortou a atmosfera de Marte nesta quinta-feira e pousou em segurança na superfície de uma vasta cratera, em sua primeira parada em uma busca por traços de vida microbiana no planeta vermelho.

Gerentes da missão do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) comemoraram quando os sinais de rádio confirmaram que a sonda de seis rodas e do tamanho de um pequeno carro havia sobrevivido à descida e chegado em seu objetivo dentro da cratera Jezero, onde há muito ficava o leito de um lago marciano.

O veículo robótico navegou pelo espaço por quase sete meses, cobrindo 472 milhões de quilômetros antes de chegar à atmosfera de Marte a 19 mil quilômetros por hora para começar sua aproximação para o pouso na superfície do planeta.

Clique no link abaixo para ver imagens reais do robô marciano em Marte:

JS Tecnologia e Inovação/Educação