Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de setembro de 2021

Saúde

Sertão começa a vacinar todos os grupos prioritários autorizados e vacinação já alcança pessoas com 59 anos

Com a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações – PNI autorizada pelo governo do estado de Pernambuco, os municípios do Sertão se mobilizam para vacinar grande quantitativo de pessoas a partir desta nova etapa, incluindo trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte aéreo e portuários, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo, metroviário, ferroviário e aquaviário, trabalhadores industriais e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Confira ainda o andamento da vacinação nas cidades de Serra Talhada, Flores, Sertânia e Araripina.

Postado em 31/05/2021 2021 13:14 , Saúde. Atualizado em 31/05/2021 13:58

Jornalista , Editor Antônio José em Saúde

 

Foto Divulgação

 

Quatorze novos grupos contemplados

O governo de Pernambuco autorizou na última quinta-feira (27) a ampliação da vacinação contra Covid-19 para todos os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações – PNI, mais a população de 59 anos.

A partir de agora serão atendidos mais 14 grupos prioritários, sendo contemplados os trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores portuários, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de educação do ensino básico e superior, forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte de aquaviário, caminhoneiros, trabalhadores industriais e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

 

Cidades do Sertão já começaram a vacinar

No Sertão, a vacinação destes novos grupos já teve início desde à última sexta-feira (28), a exemplo da cidade de Flores, no Pajeú, que atendeu inicialmente profissionais da limpeza urbana e resíduos sólidos, motoristas e profissionais da educação, além de iniciar a vacinação do público com com 59 anos, contemplando cerca de 500 pessoas.

Vacimação em Flores Foto Divulgação Ascom Flores

Cidade vizinha no Pajeú, Serra Talhada anunciou a vacinação para todos os grupos a partir desta segunda-feira (31), nas unidades de saúde e setor de PNI, sendo convocadas as pessoas cadastradas no VacinaSerra. E Salgueiro, no Sertão Central, inicia a nova etapa também nesta segunda (31) imunizando todos os trabalhadores da educação, do ensino básico, profissionalizante e superior, na Escola Dom Malan e na FACHUSC. A convocação foi feita nas redes sociais da prefeitura.



Petrolina fez mutirão no fim de semana

Maior cidade do Sertão, Petrolina realizou mutirão de vacinação no sábado (29) e domingo (30), das 08h às 17h, em quatro polos fixos e drive-thru em diversos pontos da cidade. Foram convocadas pessoas de 45 a 59 anos pertencentes às forças armadas, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores da indústria e construção civil e população em geral com 59 anos, além de pessoas com comorbidades.

 

Vacinômetro do Sertão

Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, até este domingo (30), o município contabilizou 25.354 doses aplicadas, sendo 16.911 primeira dose e 8.443 segunda dose. Foram imunizados idosos – incluindo institucionalizados, cuidadores de idosos, profissionais de saúde do setor público e privado, pacientes da residência terapêutica, agentes funerários e coveiros, povos de comunidades tradicionais quilombolas, grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades.

Em Flores, no Sertão do Pajeú, até a sexta-feira (28), 8.680 doses haviam sido aplicadas, divididas entre 6.036 primeira dose e 2.644 segunda dose, totalizando 27% da população.

Em Sertânia, no Sertão do Moxotó, até a sexta-feira (28), foram contabilizadas 10.521 doses de vacinas, sendo 7.124 de primeira dose e 3.397 de pessoas que concluíram o mapa de imunização.

Em Araripina, no Araripe, o último vacinômetro divulgado no site da prefeitura aponta 20.979 doses aplicadas, de um total de 28.042 doses recebidas. São 12.923 Coronavac, 14.795 AstraZeneca e 324 Pfizer.