Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Ciência e Tecnologia

Sertão do Moxotó viabiliza implantação de novo eixo de inovação e tecnologia em Arcoverde

Portal de entrada para o Sertão, Arcoverde busca alternativas para atração de investimentos, produção e qualificação de mão de obra voltadas para o segmento de tecnologia, comunicação e inovação.

Postado em 11/08/2021 2021 18:57 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 11/08/2021 19:05

Imagem Divulgação

 

A cidade vem desenvolvendo um estudo de viabilidade para implantação do projeto Hub de Inovação do Sertão, uma cadeia produtiva de tecnologia desenvolvida pela prefeitura local em parceria com o Sebrae e com o Armazém da Criatividade, braço tecnológico do Porto Digital em Caruaru e que tem como um dos eixos de atuação a geração de empregos, renda e qualificação da mão de obra local. O projeto foi apresentado na terça-feira (03/08), no Sesc Arcoverde.

O JS ouviu os principais atores envolvidos na iniciativa e traz o posicionamento do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Arcoverde, Gibson Siqueira; do gerente de Inovação do Armazém da Criatividade, Johnny Laranjeira; e da analista de projetos do Sebrae, Lívia Moura. Segundo eles, o objetivo é transformar Arcoverde em um polo regional de tecnologia e empreendedorismo em Pernambuco.

Gibson Siqueira Secretário Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos

Arcoverde como novo Polo de Tecnologia

De acordo com o secretário de Desenvolvimento do município, Gibson Siqueira, o objetivo é criar uma cadeia produtiva desse segmento e fomento para diversas áreas dos setores envolvidos. “Projeto tem como objetivo aproveitar as potencialidades que a região tem em relação às tecnologias de inovação e toda cadeia produtiva de softwares e aplicativos de profissionais que trabalham com isso no entorno de Caruaru. É um momento único em nossa cidade, nosso propósito é fazer de Arcoverde um polo de tecnologia e inovação para todo o Sertão”, afirmou.

Apresentação do projeto Hub de Inovação do Sertão no Sesc Arcoverde. Foto: Ascom Arcoverde

Segundo o secretário, o projeto está em fase de construção de um estudo de viabilidade. “O projeto está se iniciando e estamos escutando os atores envolvidos para que a gente consiga criar através de parcerias, com o Porto Digital, a AESA, o Armazém da Criatividade de Caruaru, uma cadeia produtiva de tecnologia. Estamos fazendo um estudo de viabilidade escutando todas as hélices, que é tecnologia, inovação, comunicação e as instituições de ensino, para que a gente entenda melhor qual é essa dinâmica, e a partir daí vamos começar a fazer parcerias com o Governo do Estado, empresas privadas e outras instituições, para que a gente consiga criar em Arcoverde um polo de tecnologia do Sertão”, acrescentou Gibson Siqueira.

Eixo de inovação e tecnologia do Sertão

O gerente de Inovação do Armazém da Criatividade de Caruaru, Johnny Laranjeira, explica que Arcoverde é polo estratégico para implantação de um eixo de tecnologia e inovação no Sertão. “O Armazém da Criatividade é um núcleo avançado do Porto Digital, responsável por difundir e fomentar o empreendedorismo e inovação no Agreste pernambucano. A gente vem expandindo as nossas ações junto com parcerias para alcançar todo Pernambuco, avançando da região metropolitana até o Sertão. O intuito da gente é utilizar todas as nossas lições aprendidas no ambiente de tecnologia, inovação e principalmente criatividade para desenvolver ecossistemas de inovação. Estamos no papel de parceria para a construção do comitê de inovação de Arcoverde, sabendo que a cidade é um polo de extremo valor para a gente construir esse braço de ecossistema de inovação. A nossa parceria tem o objetivo de servir diretamente para o desenvolvimento do ambiente de inovação da cidade, seja levando conteúdo, contatos, construindo o matchmaking das empresas e do poder público, com soluções inovadoras que a gente possa ter para resolver problemas e construir melhorias na cidade, levando tudo que a gente vem construindo para Arcoverde. Fazendo a conexão dos eixos de empreendedorismo de Arcoverde, Caruaru, Recife e Região Metropolitana, criando uma base sólida de atração para todo o estado de Pernambuco”, disse.



Desenvolvimento descentralizado

A analista de projetos do Sebrae, Lívia Moura, ressalta que O Sebrae já vem desenvolvendo ações na região de Arcoverde com foco no desenvolvimento descentralizado. “A existência do hub de inovação vem para fortalecer um grupo de instituições e pessoas que pensam em inovação, pensam em transformar essa potencialidade que Arcoverde já tem por vocação, por ser cidade polo, por logisticamente ser beneficiada. Então, não é só trabalhar inovação, trabalhar desenvolvimento territorial no município de Arcoverde, mas atingir todas as cidades circunvizinhas. E para o Sebrae é um grande prazer ser parceiro desse projeto, trazendo a parte da inovação como sustentação para o desenvolvimento do território. A ideia foi criada por um grupo que já pensa desenvolvimento sustentável em Arcoverde, associada a um projeto que já estamos trabalhando no interior do estado, que é a descentralização das oportunidades, com o Seu Município + Inovador. Então, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde nós já estamos atuando em várias ações onde a gente trabalha tanto o poder público, como as governanças empresariais, para que a gente possa associar o desenvolvimento de vocações, segmentos, políticas públicas, implementação de programas empresariais, associando todas essas ações dentro de um grande plano de desenvolvimento territorial”, afirmou.