Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de outubro de 2021

Ciência e Tecnologia

Guarda Civil de Sertânia instala câmeras nos uniformes dos agentes

O objetivo do uso é estimular a transparência e o bom comportamento dos agentes e da própria população

Postado em 17/09/2021 2021 12:03 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 17/09/2021 12:07

Câmeras portáteis  / Ascom Sertânia

 

Em Sertânia, a tecnologia vai ajudar a segurança pública. A partir de agora, a Guarda Civil do município começou a utilizar câmeras portáteis para registrar atividades e ocorrências atendidas pelos agentes. O equipamento é usado nos uniformes e transmite imagem, áudio e localização geográfica em tempo real.

 

Além disso, as câmeras possuem um botão de alerta, que pode ser acionado pelos GCM’s, em caso de perigo iminente. As câmeras conseguem fazer oito horas de gravação contínua e possuem ainda iluminação auxiliar invisível infravermelho.

O equipamento tem capacidade de gravar a armazenar os registros que vão ajudar a garantir os direitos individuais dos cidadãos e dos agentes. O objetivo do uso é estimular a transparência e o bom comportamento dos agentes e da própria população

Com as gravações, os comandantes podem acompanhar as ocorrências e o dia de trabalho das equipes. As abordagens, fiscalizações, buscas, acidentes e demais interações com o público serão registradas.



Vigilância 24 horas

Sertânia conta ainda com uma Central de Videomonitoramento. O sistema funciona 24 horas e acompanha em tempo real diversos pontos do município. 

São 27 câmeras fixas e 9 móveis, que são mantidas com tecnologia sustentável. Vale salientar que Sertânia é o primeiro município do estado a usar energia solar nesse tipo de equipamento.

Ainda em processo de instalação, a expectativa da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana do município é completar o sistema com 30 câmeras móveis, 68 câmeras fixas, 6 câmeras portáteis para agentes das viaturas, além de 30 equipamentos para alimentação solar de câmeras por 24 horas.