Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 18 de abril de 2024

Ciência e Tecnologia

Sensores ajudarão motoristas do Sertão a localizar vagas de estacionamento

O município de Petrolina terá primeiro “estacionamento inteligente” do Nordeste

Postado em 29/10/2021 2021 06:00 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 28/10/2021 14:28

Colunista
Jornalista ,

A previsão é de que, até o fim de novembro, o sistema esteja operando. (foto: Ascom Ammpla)

É do Sertão a primeira cidade do Nordeste a implantar o estacionamento inteligente. A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) de Petrolina anunciou que o sistema de Zona Azul está em processo de modernização e, em breve, os motoristas do município contarão com auxílio da tecnologia na hora de buscar uma vaga para estacionar no centro da cidade.

Isso será possível com a a implantação de sensores veiculares que possibilitarão que o condutor localize onde há vaga disponível para estacionar. Os sensores enviaram as informações para o , por aplicativo que deve ser instalado nos smartphones dos motoristas.

Os sensores

Os sensores já começaram a ser instalados no Centro de Petrolina. (foto: Ascom Ammpla)

O sistema existe apenas em alguns shoppings do Brasil e cidades como Serra (ES) e São José dos Campos (SP), mas é inédito em gestões públicas. Os sensores já começaram a ser instalados ao longo da Avenida Guararapes, Souza Filho, Souza Júnior e Dom Vital, e a previsão é de que, até o fim de novembro, o sistema esteja operando.

“Antes de tudo, é importante lembrar que não haverá nenhum custo a mais por esse estacionamento inteligente. Além da praticidade para o motorista, que vai poder encontrar uma vaga mais rápido, esse sistema deve trazer economia ao usuário. Uma das maiores reclamações da população atualmente é o alto preço do combustível, e de certa forma, isso vai evitar que o usuário circule mais em busca de estacionamento”, reforçou o diretor-presidente da Ammpla, Franklin Alves.

O gestor também explica que os sensores serão interligados aos painéis dispostos em locais estratégicos que mostrarão se há vagas disponíveis naquela rua. Caso não haja nenhuma vaga disponível, o motorista poderá desviar a tempo, procurando uma vaga mais próxima. Ainda segundo a Ammpla, a expectativa é que sejam instalados cerca de oito painéis em pontos estratégicos da área central.