Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 02 de dezembro de 2021

Educação

Reunião decide se Univasf terá bonificação para alunos do Vale do São Francisco para curso de medicina

O Conselho Universitário (Conuni) se reunirá nesta tarde para votar a proposta de adoção do bônus universitário

Postado em 16/11/2021 2021 11:52 , Educação. Atualizado em 16/11/2021 11:52

Jornalista ,

Bonificação visa ampliar o número de estudantes da região nos cursos de Medicina. (foto: divulgação)

Esta terça-feira (16) pode entrar mudar o rumo da educação do Vale do São Francisco. É que o Conselho Universitário (Conuni) se reunirá nesta tarde para votar a proposta de adoção do bônus universitário para os cursos de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Luta estudantil

O bônus regional é uma luta antiga dos estudantes da região. Caso seja aprovado, vai adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais. Segundo o relatório elaborado por uma comissão criada pelo Conuni, em Petrolina, 55% dos estudantes do curso de medicina são do Vale do São Francisco. No curso de medicina no campus de Paulo Afonso, na Bahia, apenas 33 % dos alunos são da região. No entanto, nos demais cursos, os estudantes do Vale ocupam 90% das vagas.

Bonificação para Petrolina e Paulo Afonso

Inicialmente, a implantação do bônus será restrito para os cursos de medicina em Petrolina e Paulo Afonso. Lembrando que a bonificação já é feita em outras instituições como a Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal de Alagoas, na Universidade Federal do Maranhão e na Universidade de Pernambuco.