Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de dezembro de 2021

Educação

Bônus para alunos do Vale não será aplicado em 2022

O adiamento da discussão inviabilizou a aplicação do bônus já que prazo final apresentado pelo MEC termina nesta sexta-feira (19)

Postado em 17/11/2021 2021 16:20 , Educação. Atualizado em 17/11/2021 16:50

Jornalista ,

Na Univasf em Petrolina, 55% dos estudantes do curso de medicina são do Vale do São Francisco.   (foto: Emerson Rocha)

Foi adiada a discussão sobre a adoção do bônus regional para os cursos de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina-PE e Paulo Afonso-BA. A bonificação foi retirada da pauta da reunião do Conselho Universitário (Conuni) realizada na terça-feira (16).

Segundo informações dos conselheiros, o ponto não foi votado por falta de tempo para a comunidade acadêmica estudar o relatório da comissão de bonificação. A previsão é que a pauta seja votada no dia 26 de novembro.

O adiamento da discussão inviabilizou a aplicação do bônus para os alunos da região para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É que o prazo final apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) termina nesta sexta-feira (19).

Sobre o bônus regional

A proposta visa adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais. Segundo o relatório elaborado por uma comissão criada pelo Conuni, em Petrolina, 55% dos estudantes do curso de medicina são do Vale do São Francisco. No curso de medicina no campus de Paulo Afonso, na Bahia, apenas 33 % dos alunos são da região. No entanto, nos demais cursos, os estudantes do Vale ocupam 90% das vagas.