Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de abril de 2024

Educação

Torneio de Robótica está com inscrições abertas par estudantes

A competição internacional é voltada para estudantes entre 9 e 16 anos.

Postado em 02/02/2022 2022 10:00 , Educação. Atualizado em 01/02/2022 17:17

Colunista
Jornalista ,

As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes da rede pública e privada. (foto: divugação)

Estudantes com idade entre 9 e 16 anos têm até o dia 26 deste mês para se inscreverem no Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. A competição é aberta para alunos de escolas públicas e privadas de Pernambuco.

Os jovens podem se inscrever pelo Portal da Indústria (https://torneio.herokuapp.com/signup/fll-brasil) de forma gratuita. A competição internacional desafia os alunos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade e, este ano, focará nas áreas de transporte e logística.

A competição

A etapa regional pernambucana acontecerá nos dias 1º e 2 de abril e os melhores colocados passarão para a fase nacional, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio em São Paulo.

Para 2022/2023, a temporada foi batizada de Cargo Connect e desafia jovens a repensarem um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte. Para isso, eles aplicam conceitos de STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs.

Os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou, simplesmente, serem formados por um grupo de amigos. O SESI recomenda, no entanto, o número mínimo de quatro competidores por equipe.

A gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, reforça que a competição desperta o interesse dos alunos nas áreas de ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. “O que é visto nesse torneio é uma pequena mostra daquilo que os alunos das escolas SESI vivenciam diariamente, e vem para fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando os estudantes a seguirem carreira em ramos como o da engenharia, matemática e tecnologia”, afirmou.