Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de abril de 2024

Política

O ano eleitoral e a endemia política no país

Sob natural influência do clima eleitoral em curso, as redes sociais aparecem carregadas de críticas fundamentadas e infundadas a respeito dos políticos e da qualidade média das instituições republicanas

Postado em 09/03/2022 2022 12:14 , Política. Atualizado em 09/03/2022 14:44

Angelo Castelo Branco Jornalista

Sob natural influência do clima eleitoral em curso, as redes sociais aparecem carregadas de críticas fundamentadas e infundadas a respeito dos políticos e da qualidade média das instituições republicanas.

Os poderes executivo, legislativo e judiciário estão na mira de todos. Há quem opine sobre questões das quais jamais estudaram e nem vivenciaram. Há os que emitem juízos de valor a respeito de pessoas que sequer conhecem.

De olho nas mentiras

O desmantelo de informações segue engrossando quando militantes partidários confessos resolvem publicar narrativas assumindo o papel de historiadores sem que tenham a necessária independência intelectual para tal. Correm o risco de comprometer suas respectivas biografias e cair na máxima nazista segundo a qual uma mentira permanentemente repetida termina virando uma verdade. Lá na frente são desmoralizados pela História que nada perdoa.

Educação com qualidade

As causas da endemia política brasileira são bastante conhecidas e simples de entender. As representações republicanas e democráticas de uma sociedade resultam das decisões e dos valores morais e éticos da própria sociedade.

Quando aparecer um estadista com coragem para provocar uma ruptura radical no modelo de escola pública e construir uma rede de ensino gratuito com qualidade igual ou superior ao parque escolar privado, o Brasil só precisará de vinte anos para começar a ganhar uma representação política dos nossos sonhos.

Lembremos Gabriel Garcia Marquez

Até que isso aconteça continuaremos a conviver com fake News e com réus eleitos constituindo comissões parlamentares de inquéritos entre outros capítulos do fantástico surrealismo latino-americano consagrado nas páginas do grande Gabriel Garcia Marquez.