Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 11 de dezembro de 2024

Ciência e Tecnologia

Chesf e Universidade Federal do Vale do São Francisco firmam parceria no Sertão

O Acordo de Cooperação, fortalece os estudos, a prospecção e o desenvolvimento científico, além de incrementar a capacitação de docentes e alunos

Postado em 29/07/2022 2022 08:00 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 28/07/2022 12:15

Chesf assina Termo de Cooperação com Univasf. Foto: Zeca Teixeira

Um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), incentiva a formação de pesquisadores e a troca de experiências junto aos projetos desenvolvidos pelo Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp).

A solenidade ocorreu em Petrolina (PE), com a presença do diretor de Regulação e Comercialização da Chesf, Roberto Pordeus, e do vice-Reitor da Universidade, Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento, e contou com a presença de convidados e representantes do Cepel.

O gerente de Inovação (P&D+I) da Chesf, José Bione de Melo Filho, afirmou que haverá ganhos para toda a região e a sociedade: “Essa parceria vai permitir o aprofundamento das pesquisas já realizadas no Cresp – nas áreas de heliotérmica solar, armazenamento de energia, hidrogênio e microrredes”.

O diretor Roberto Pordeus disse ainda que este é o “primeiro termo de cooperação que assinamos para desenvolver o Cresp e trazer mais benefícios para a sociedade. A assinatura é uma referência para muitos outros termos de cooperação que pretendemos estabelecer em breve”.

Fortalecimento

O vice-Reitor da Univasf, Roberto Jefferson, afirmou que, com o Acordo de Cooperação, serão fortalecidos os estudos, a prospecção e o desenvolvimento científico, além de incrementar a capacitação de docentes e alunos. “Essa é uma parceria que vem de longe e que hoje se amplia com a assinatura do termo de cooperação. Um acordo importante para a região, para as pessoas. O sentimento é de orgulho pela Univasf, por essa parceria e por Petrolina.”

Estudos

Um grande laboratório a céu aberto, o Cresp desenvolve estudos para o Setor Elétrico na área de geração solar. Em decorrência do crescimento da demanda de energia elétrica, mais pesquisadores têm se dedicado para manter a evolução tecnológica, através de parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisas.

Atualmente, no Centro são desenvolvidos inúmeros projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, entre eles, a implantação de uma planta heliotérmica com tecnologia de calha parabólica de 0,8MWe associada a uma planta de hidrogênio verde, visando estabilizar a operação da planta heliotérmica.

Há, ainda em curso, a implantação de duas usinas fotovoltaicas flutuantes de 1,5MWp (cada) nos reservatórios das Usinas Hidro Elétricas de Sobradinho (BA) e Boa Esperança (PI), tendo como objetivo estudar um viés de geração de energia elétrica mais eficiente e competitivo através de sistema solar em reservatórios de usinas hidro elétricas com além de proporcionar a redução do impacto ambiental, otimizando os custos e a infraestrutura de transmissão existente.