Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 14 de julho de 2024

Educação

Autoconhecimento, base imprescindível para a autogestão.

“Uma pessoa consciente de si mesma, está em melhor posição para comandar o seu destino.” Wilton Viana Jr.

Postado em 19/04/2023 2023 21:30 , Educação. Atualizado em 19/04/2023 21:30

Jornalista ,


Dando continuidade à essa série de artigos sobre gestão da Marca Pessoal, aqui no Jornal do Sertão , terei o prazer de apresentar a vocês a metodologia que aplico em meu trabalho de mentoria, a quem denominei:
PB4YOU (Personal Branding for You). Nesse método eu defendo que o Personal Branding está apoiado em 4 pilares: Identidade, Estratégia, Imagem e Divulgação, que serão, nessa coluna, amplamente debatidos.

No artigo de hoje iremos nos deter ao primeiro pilar, Identidade, que é a base de todo o trabalho, é onde você tem a oportunidade de fazer um mergulho, verdadeiro e profundo, dentro de si, buscando descobrir características e atributos que lhe diferenciam, para que possam gerar valor, lhe destacando entre os demais competidores. Nesse momento é muito importante que você se entregue de corpo e alma, com muita consciência e disciplina, em fazer uma autoanálise e autorreflexão, sem vergonha ou pudor.

O autoconhecimento é a busca do conhecimento da essência do ser humano e tem como objetivo identificar padrões de pensamentos e hábitos pessoais e, a partir disso, permitir que o indivíduo consiga melhorar suas respostas comportamentais e tomada de decisão. É uma autoanálise que permite guiar o indivíduo pelo seu desenvolvimento pessoal e proporciona que ele vivencie o seu propósito, e assim possa encontrar os caminhos que levam ao sucesso.

A descoberta de si mesmo resulta da auto pesquisa e análise dos pensamentos, comportamentos e ações, que ajuda a reforçar atitudes que o levem para mais próximo da autorrealização. Se conhecendo bem, o profissional enxerga com clareza seus talentos, habilidades e potenciais, assim como as suas limitações. De posse dessas informações, fica mais fácil traçar seus objetivos e buscar desenvolver aptidões necessárias para evoluir como indivíduo em todos os aspectos.

Esse trabalho inicial sendo feito com muito critério e consistência, facilitará muito a continuidade e sucesso do trabalho de gestão da sua marca pessoal, por isso vá com muita consciência e aproveite bem cada momento dessa jornada.

Até o nosso próximo encontro.